Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º; saiba como fazer

Pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS começa neste mês

17 abr 2025 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar a antecipação do décimo terceiro salário pelo aplicativo Meu INSS ou no site, disponível neste link. A consulta do décimo terceiro também pode ser feita pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A antecipação será paga em duas parcelas: a primeira, de 24 de abril a 8 de maio e a segunda, de 26 de maio a 6 de junho. As datas são definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e com base na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes de quem recebe mais que o mínimo. Veja abaixo os calendários.

Veja o calendário para quem recebe mais do que um salário mínimo:

Passo a passo de como consultar o 13º do INSS

O INSS disponibilizará um extrato com os valores a serem pagos e as datas específicas para cada beneficiário. Veja o passo a passo para consultar:

  • Acesse o site ou o app Meu INSS;
  • Faça o login com conta gov.br, com CPF e senha;
  • Procure pelo ícone "Extrato de Pagamento";
  • Ao acessar o extrato, o valor do 13º vai aparecer como código 104;
  • É possível gerar o PDF no final da página, clicando em "Baixar PDF".
Valor do 13º do INSS pode ser consultado no aplicativo do Meu INSS
Valor do 13º do INSS pode ser consultado no aplicativo do Meu INSS
Foto: INSS/Divulgação / Estadão

Qual é o valor das parcelas?

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela, sem a incidência do Imposto de Renda. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente. Já a segunda parcela pode ter desconto do IR dependendo do valor. O desconto do IR na segunda parte do 13º ocorre se o benefício mensal é de a partir de R$ 3 mil.

Incapacidade temporária

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia, não têm direito a décimo terceiro salário./COM AGÊNCIA BRASIL

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade