Abra, dona da Gol, pretende avançar no Chile, mercado tradicional da Latam
Grupo solicitou certificado de operador aéreo em nome da empresa NG Servicios Aéreos
Após anunciar o fim das conversas para fundir as companhias aéreas Gol e Azul, o grupo Abra decidiu avançar no Chile — mercado tradicional da concorrente Latam. O grupo, que controla as empresas Gol e Avianca, solicitou um certificado de operador aéreo à Direção Geral de Aviação Civil do Chile.
O pedido foi feito em nome da NG Servicios Aéreos, companhia registrada em Santiago que faz parte do grupo. A intenção é de que a empresa se dedique a operações aéreas não regulares, como fretamentos e ACMI (modelo de contrato em que uma área oferece avião, tripulação, manutenção e seguro para uma terceira).
"Essas operações não regulares podem ser fornecidas a qualquer uma das companhias aéreas que fazem parte do Grupo Abra e a outros operadores, dependendo das oportunidades operacionais e de mercado de cada empresa", informou o grupo em nota.
A estratégia da Abra sempre foi se consolidar como uma holding na América do Sul. O fim das conversas com a Azul, porém, prejudicou o projeto do grupo de se tornar o maior da aviação na região, posição ocupada hoje pela Latam.
Apesar do fracasso na negociação com a Azul, a Abra permanece interessada em realizar fusões na região. Em nota divulgada em setembro, o grupo afirmou continuar "acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre a Azul e a Gol e, como tal, a Abra está pronta, disposta e disponível para interagir com os stakeholders aplicáveis". "O grupo continuará a explorar oportunidades adicionais que apoiem seu propósito de melhorar a conectividade e o acesso na América Latina, na região e ao resto do mundo."