PUBLICIDADE

5 dicas para sua PME conseguir crédito mesmo sem garantia

De acordo com especialistas, conseguir crédito é um dos processos mais burocráticos e demorados para empreendedores

29 fev 2024 - 06h50
Compartilhar
Exibir comentários
5 dicas para sua PME conseguir crédito mesmo sem garantia:

A busca por financiamento pode ser um desafio significativo para pequenas e médias empresas (PMEs), mas com as orientações certas, esse processo pode se tornar mais prático e acessível. 

Segundo David Mourão, CEO e cofundador do Linker, banco voltado para pequenas e médias empresas, conseguir crédito é um dos processos mais burocráticos e demorados para empreendedores – inclusive a simples simulação de crédito corporativo pode ser uma barreira.

De acordo com Mourão, a recente queda de 0,5% da Taxa Selic, que está em 11,25%, abre margem para novos empreendedores buscarem capital. 

“A queda da taxa de juros além de possibilitar o investimento e crescimento das empresas, ela também aumenta o número de novos empreendedores que resolvem iniciar um novo negócio, já que passam a ter acesso menos custoso a capital”, comenta o especialista. 

Pensando nessas dificuldades enfrentadas pelas PMEs, David compartilha cinco dicas essenciais para empreendedores que estão procurando obter crédito.

Prepare uma apresentação financeira sólida

Antes de buscar crédito, é crucial apresentar informações financeiras claras e precisas. Isso inclui demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa. 

"Ter uma compreensão profunda de sua situação financeira ajudará a construir confiança com os credores e demonstrar que você está tomando decisões conscientes", diz ele.

Conheça suas necessidades e objetivos

"Defina claramente por que você está buscando crédito e como pretende usá-lo para impulsionar o crescimento do seu negócio. Ter metas específicas e um plano bem definido mostra aos credores que você é um tomador de empréstimo responsável e capaz de maximizar os recursos recebidos."

Explore diferentes opções de crédito

"Existem várias opções de crédito disponíveis para as PMEs, desde empréstimos tradicionais até linhas de crédito rotativo e soluções de financiamento alternativas em fintechs especializadas neste mercado. Pesquise e compare as opções para encontrar aquela que melhor se alinha às suas necessidades e capacidade de pagamento."

Mantenha um bom histórico de crédito empresarial

"Um histórico de crédito empresarial saudável é fundamental para conseguir boas taxas e termos de empréstimo. Certifique-se de pagar suas obrigações financeiras pontualmente e de forma consistente. Isso construirá uma reputação positiva aos olhos dos credores e facilitará a obtenção de crédito no futuro", diz ele.

Utilize tecnologia financeira a seu favor

A tecnologia está transformando o setor financeiro, tornando processos mais ágeis e eficientes. Fintechs especializadas no mercado de PMEs oferecem soluções de gerenciamento financeiro, acesso a crédito e ferramentas de análise que podem ajudar os empreendedores a se destacarem na busca por crédito. Utilizar essas ferramentas pode agilizar o processo e aumentar suas chances de aprovação.

Para comentar mais dicas para sua PME conseguir crédito sem garantia, assista ao vídeo com Douglas Garcia, gerente de produto de crédito do Linker.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade