PUBLICIDADE

Para fugir dos juros do crédito, empresas recorrem ao factoring

Antecipação de recebíveis vem sendo utilizada por empresas de todos os portes, principalmente de setores como varejo, manufatura e serviços

25 jan 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam que mais de 40% das empresas brasileiras não conseguem financiamento bancário. Além da dificuldade no acesso ao crédito, os empresários se deparam com juros altos e abusivos. Pensando nisso, a Atify Capital, instituição financeira especializada em fornecer serviços de financiamento e gestão de crédito, aposta no factoring, uma alternativa para antecipação de recebíveis que já vem sendo utilizada por empresas de todos os portes, principalmente de setores como varejo, manufatura e serviços.

De acordo com Cristiano Belo, gerente administrativo da Atify Capital, a tendência é que, cada vez mais, as empresas recorram à antecipação de recebíveis. 

“O mercado de recebíveis no Brasil está em franca expansão, com muitas oportunidades para serem exploradas e deve crescer ainda mais em 2024. Estamos atentos a essa crescente demanda que vem da necessidade real de equilíbrio financeiro”, comenta. 

A expectativa é que a empresa alcance um faturamento estimado em R$ 40 milhões até 2026. 

Juros abusivos

Ainda de acordo com o executivo, as linhas de crédito bancário ainda cobram juros abusivos por uma série de fatores, como as condições econômicas e políticas monetárias, custos operacionais e riscos percebidos de acordo com a área de atuação da empresa. 

Já o factoring ou antecipação de recebíveis, além de poder cobrar taxas menores, é uma forma de ter acesso rápido ao capital e poder arcar com despesas como pagamento de colaboradores. 

Além disso, o factoring permite um fluxo de caixa estável e maior flexibilidade na negociação com fornecedores. Para se ter uma ideia,  em uma operação a um deságio mensal de 5%, se o cliente conseguir um desconto de 15% na sua matéria prima em um pagamento à vista, a sua margem de economia foi de 10%.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade