Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja casos de atores que emendam novelas na TV

22 mar 2011 - 08h04
Compartilhar
Manuela Reis

Não é rara a sensação de "déjà vu" ao assistir aos folhetins que estão no ar. Ou checar o elenco das produções prestes a estrear. Com escalações que não surpreendem, algumas tramas aproveitam atores que saíram de cena há poucas semanas. Seja por falta de opção ou pura questão de afinidade. Bruno Gagliasso, por exemplo, interpretou o bilontra Berillo em Passione, que terminou em janeiro. E engata a terceira novela desde 2009, quando viveu o esquizofrênico Tarso de Caminho das Índias. O ator está em Cordel Encantado, próxima das 18h da Globo, que estreia em abril. Assim como Bianca Bin e Cauã Reymond, que também trabalhavam no folhetim com ares italianos e hoje encabeçam a lista do elenco do texto de Duca Rachid e Thelma Guedes. "Quando me chamaram, lembro que todos estavam meio em dúvida por eu ter de emendar. Mas, depois dessa novela, pretendo tirar umas boas férias", ressaltou Bruno, que interpreta seu papel de maior destaque até hoje.

Alguns defendem que determinados atores são cruciais em seu elenco. "Sabíamos que esse personagem era talhado para ele", justificaram Duca e Thelma, sobre a escalação de Bruno. O convite veio de Amora Mautner, diretora da produção, que não acredita que a repetição de elenco seja por falta de opções de atores de determinados perfis.

Assim como Amora, Ricardo Linhares, que divide a autoria de Insensato Coração com Gilberto Braga, defende que não há escassez no mercado. Para ele, os protagonistas se repetem com frequência desde o início da teledramaturgia no país. "Cresci assistindo às novelas com Regina Duarte, Francisco Cuoco, Cláudio Marzo, Tarcísio e Glória, Betty Faria...", enumerou ele, que tem como mocinha de seu folhetim Paola Oliveira, atriz que desde que viveu a vilã Verônica de Cama de Gato, que terminou em 2010, não parou. Desde 2005, quando estreou na Globo, já está em sua quinta novela, com uma minissérie no meio. Além de encabeçar um dos episódios da série As Cariocas, dirigida por Daniel Filho, ela foi protagonista de Afinal, o que Querem as Mulheres?, de Luiz Fernando Carvalho, e, depois de escalada como mocinha de Cordel Encantado, foi remanejada para Insensato Coração com o afastamento de Ana Paula Arósio. "Se um determinado ator ou atriz é adequado para o papel, ele deve ser escalado, independentemente dos trabalhos anteriores", defendeu Linhares. Ele, porém, se preocupa em criar diferenças para que não haja identificação do público com o antigo personagem. "Sempre criamos novidades. Esse tipo de cobrança desaparece após alguns dias no ar", garantiu.

Mesmo com a despreocupação de quem trabalha nos bastidores, muitos atores temem pelo desgaste da imagem. É o caso de Tuca Andrada. O ator atuou nos folhetins Caminhos do Coração, Os Mutantes - Caminhos do Coração e Poder Paralelo, exibidos entre 2007 e 2009 na Record. Depois da maratona, decidiu não renovar contrato com a emissora para ficar fora da TV por um período. "Precisava descansar a imagem. E eles não podiam me garantir isso. Afinal, o elenco deles não é grande e, com certeza, iriam me usar", justificou ele que participou do primeiro capítulo de Insensato Coração e volta ao ar na Globo também em Cordel Encantado. Renata Dominguez passou pela mesma situação que Tuca na Record, mas conseguiu negociar um afastamento para descansar. A atriz esteve no ar entre 2004 e 2009 na emissora e agora já está disponível para voltar ao trabalho. Além de Renata, Tony Ramos, que estava no ar como o enganado Totó em Passione, também pediu férias da TV. "Estou parado e pretendo continuar assim por um tempo. Emendei novelas porque acreditei nos projetos. Já estava escalado para fazer Passione desde que terminei Paraíso Tropical. No meio disso, apareceu Caminho das Índias", lembrou.

Como Tony, Deborah Secco também optou por dar um tempo da TV depois de A Favorita, exibida em 2008. Mas nem precisou pedir para ficar afastada de projetos longos. Essa foi uma das exigências de Gilberto Braga para que a atriz interpretasse a deslumbrada Natalie em Insensato Coração. O autor a reservou com exclusividade até começar o trabalho em seu folhetim. "Foi ótimo descansar dessa rotina louca de emendar novelas", explicou ela. "Acredito que agora posso escolher um pouco. Pode ser que daqui a alguns anos eu tenha de dar uns passos para trás. Mas, se puder, gostaria de alternar mais o cinema com a TV e o teatro", completou Deborah.

Outro foco

Enquanto buscam se afastar da TV para que sua imagem não sature ou para descansar, a maioria dos atores procura esse intervalo para se dedicar à vida particular. Recentemente, Juliana Paes recusou o convite de Aguinaldo Silva para integrar o elenco da próxima novela do autor, Fina Estampa, que substituirá Insensato Coração. A atriz justificou dizendo que, agora, quer se dedicar ao filho, Pedro, que nasceu em dezembro de 2010. "Mas em 2013 não abro mão dela. Juliana já pode se considerar reservada", adiantou o autor.

Já o caso de Maria Fernanda Cândido não foi só um afastamento de uma produção e sim de sua emissora. O contrato da atriz com a Globo venceu em dezembro e ambas as partes resolveram não renovar. "Já me dava um constrangimento recusar trabalhos. Quero acompanhar meus filhos nessa fase importante e por isso não podia ingressar em trabalhos que exigissem muito de mim", explicou a atriz, que não aceitou o convite para participar de três novelas.

Instantâneas

# O papel da Bebel em Paraíso Tropical, novela de Ricardo Linhares e Gilberto Braga exibida em 2007, foi pensado para a Mariana Ximenes. Apesar de ter aceitado a personagem com antecedência, a atriz teve de declinar do convite pois, depois de Cobras & Lagartos, ela disse que precisava de férias.

# A estreia de terceira temporada de Força-Tarefa não pode entrar na grade da Globo no primeiro semestre do ano, como a última. Isso porque Murilo Benício, protagonista da trama, estava envolvido nos últimos capítulos de Ti-ti-ti, novela das 19h, onde viveu um dos protagonistas.

# Cláudio Lins já está gravando como mocinho da segunda novela de Tiago Santiago no SBT, Amor e Revolução. O ator também protagonizou o primeiro folhetim do autor na emissora, Uma Rosa com Amor. "Galãs na faixa dos 40 são realmente raridade no mercado. Não é qualquer um que faz um protagonista. Escolhi o Claudio porque confio nele", explicou.

# Gilberto Braga já havia feito os convites para Insensato Coração dois anos antes de começarem as gravações. "Separamos nomes como Maria Clara Gueiros, com quem eu já queria trabalhar muito tempo".

Sem pausas, atores costumam emendar um trabalho no outro
Sem pausas, atores costumam emendar um trabalho no outro
Foto: Afonso Carlos/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra