PUBLICIDADE

Triste ver a teledramaturgia da Record decair mais uma vez

Audiência ruim e repercussão negativa de ‘Apocalipse’ sepultam avanço conquistado com ‘Os Dez Mandamentos’

15 dez 2017 - 16h41
Compartilhar
Exibir comentários

Basta uma pesquisa rápida para constatar: as notícias na imprensa e nas redes sociais a respeito da novela ‘Apocalipse’ são todas ruins.

Fala-se da crise de público, da intervenção de líderes da Igreja Universal, da descaracterização do texto original e do clima fúnebre nos bastidores.

Flávio Galvão interpreta o falso profeta Stefano: o catolicismo é o vilão da trama
Flávio Galvão interpreta o falso profeta Stefano: o catolicismo é o vilão da trama
Foto: Reprodução/RecordTV / Sala de TV

A antecipação do desfecho da trama é dada como certa. No ar há quatro semanas, a produção da RecordTV tem média de 9 pontos – a expectativa era conseguir no mínimo 13.

O enredo bíblico sobre o fim do mundo, ambientado na atualidade, parece não ter conseguido a adesão nem mesmo dos fiéis da IURD.

A teledramaturgia do canal vive um momento dramático. Em nada lembra o êxito de dois anos atrás, quando ‘Os Dez Mandamentos’ chegou ao pico de 34 pontos de audiência, superando com folga a toda poderosa Globo.

O que se vê hoje é uma novela rejeitada por boa parte dos telespectadores e criticada duramente na mídia. Com o perdão do trocadilho, ‘Apocalipse’ se tornou apocalíptica para a emissora do bispo Edir Macedo.

O folhetim ganhou aspecto sombrio com os rumores de que estaria sendo usada pela cúpula da Igreja Universal para atacar a Igreja Católica.

Enquanto fez produções bíblicas focadas nas Escrituras mas sem uso explícito contra seus ‘inimigos’, a RecordTV conseguiu bons resultados.

Ao fazer de uma novela peça de propaganda na tentativa de promover sua crença e atacar a religiosidade alheia, o canal sai do campo artístico e entra no perigoso território da guerra ideológica.

Tudo o que se construiu com talento e competência em ‘Os Dez Mandamentos’ e ‘A Terra Prometida’, superando longa fase de novelas que passaram despercebidas, rui agora com a distorção apresentada em ‘Apocalipse’.

Fora de rumo, a ficção da RecordTV precisará ser exorcizada para voltar ao que era: entretenimento de qualidade, livre de radicalismo religioso.

Veja também

Papagaio recita trechos do Alcorão na Jordânia:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade