0
TV

Simpsons, Chaves e séries: conheça os dubladores brasileiros

15 jul 2014
13h49
atualizado às 14h08
  • separator
  • comentários

No início deste mês morreu, aos 62 anos, o dublador Julio Cezar Barreiros, um dos que deu voz ao idolatrado Homer Simpson, de Os Simpsons. Importante nome na dublagem brasileira, Julio também interpretou personagens famosos das décadas de 1980 e 1990, como Robocop, Indiana Jones, Papai Smurf e Ranzinza, dos Smurfs.

Apesar de a profissão de dublador não ser alvo dos holofotes artísticos, a formação para trabalhar na área é muito intensa, com cursos de teatro e de especialização. Isso porque a voz e a entonação são fundamentais para que o personagem (e a atração) conquistem o público em solo estrangeiro.

Confira abaixo curiosidades sobre alguns dubladores de personagens famosos no cinema e na TV.

<p>Carlos Alberto Vasconcellos</p>
Carlos Alberto Vasconcellos
Foto: Divulgação / Reprodução
Carlos Alberto Vasconcellos
Personagens / artistas: Homer Simpson atual, Senhor Incrível (Os Incríveis)
Curiosidades: Carlos Alberto se refere a sua mulher como "minha Marge" e tem bonecos de pelúcia dos personagens dos Simpsons. Ele também já foi apresentador de programas esportivos em canais como Sportv News e Premiere Combate, além de ter treinado jiu-jitsu com o lutador Marco Ruas e competido no circuito de boxe tailandês. Ele dubla Homer desde o primeiro longa-metragem da animação, de 2007.

Waldyr Santanna
Personagens / artistas: primeiro Homer Simpson, Eddie Murphy (nos filmes Trocando as Bolas, Um Tira da Pesada 2, 48 Horas - Parte 1 e Um Príncipe em Nova York)
Curiosidades: Waldyr é um dos precursores da dublagem no Brasil e tem muitos fãs entre os colegas de profissão e admiradores dos Simpsons. Além de interpretar dezenas de personagens, ele também atuou nas novelas Roque Santeiro e Sete Pecados.

Mario Jorge de Andrade
Personagens / artistas: faz as vozes atuais de Eddie Murphy (Dr. Dolittle, O Professor Aloprado), John Travolta (Os Embalos de Sábado à Noite, Pulp Fiction), Burro (Shrek), Mate (Carros)
Curiosidades: Mario Jorge é dublador desde os anos 1970 e já foi locutor do Sítio do Picapau Amarelo e das provas do reality show Big Brother Brasil. Ele ainda foi diretor de dublagem de filmes como Jogos Mortais, Crepúsculo e American Pie.

Wendel Bezerra
Personagens / artistas: Goku (Dragon Ball Z), Bob Esponja, Robert Pattinson (Crepúsculo)
Curiosidades: Wendel começou a dublar aos 8 anos. Conhecido como a voz do Goku, ele também já dublou personagens de Jaspion e foi diretor de dublagem de séries de TV como House e Hannah Montana. A irmã de Wendel, Úrsula, também é dubladora é já fez as vozes do pequeno Goku e do Naruto.

Guilherme Briggs
Personagens / artistas: Optimus Prime (Transformers), Minions (Meu Malvado Favorito), Jim Carrey (O Grinch, Cine Majestic, Todo Poderoso, Desventuras em Série), Russell Crowe (Uma Mente Brilhante), Denzel Washington, Brendan Fraser, Owen Wilson
Curiosidades: Guilherme é considerado um dos melhores dubladores do Brasil. Ele começou a se interessar pela área artística ainda criança, quando criou com o pai uma espécie de “rádio teatro caseira”. Desde 1994 é locutor oficial de chamadas, comerciais e especiais do Cartoon Network, além de dirigir a dublagem de filmes como Avatar, Homem de Ferro, Os Simpsons: O Filme, entre outros.

<p>Orlando Drummond</p>
Orlando Drummond
Foto: Divulgação / Globo / Divulgação
Orlando Drummond
Personagens / artistas: Scooby-Doo, Popeye, Alf (Alf: O Teimoso), Vingador (Caverna do Dragão), Popeye, Frangolino (Tiny Toon), Darth Sidious (Star Wars)
Curiosidades: Orlando é conhecido pelo personagem Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, mas é um dos pioneiros da dublagem no Brasil. Ele, que tem 94 anos, começou a dublar em 1951. Ele entrou para o Guinness Book em 2007 por dar voz a Scooby-Doo durante três décadas seguidas, e tem três netos que seguiram a mesma profissão de dublador.

Marco Ribeiro
Personagens / artistas: Tom Hanks (grande parte dos filmes do ator), Jim Carrey (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Eu, Eu Mesmo e Irene, O Show de Truman, Debi & Lóide), Robert Downey Jr. (Chaplin, Homem de Ferro, Sherlock Holmes), Mike Myers (Austin Powers, Quanto Mais Idiota Melhor), Charlie Sheen (Top Gang), Xerife Woody (Toy Story), Raphael (Tartarugas Ninjas)
Curiosidades: Marco Ribeiro é, além de referência na dublagem brasileira, também pastor evangélico. Em 2009, ele se recusou a dublar Sean Penn no filme Milk- A Voz da Igualdade, porque o personagem era homossexual.

Garcia Junior
Personagens / artistas: Pica-Pau, He-Man, Pato Donald, Simba (O Rei Leão), Capitão Kirk (Star Trek - Jornada nas Estrelas), Richard Dean Anderson (MacGyver), Arnold Schwarzenegger, Daniel Craig (007), Harrison Ford (Star Wars), Patrick Swayze (Ghost)
Curiosidades: Garcia começou na carreira artística com apenas 2 anos, quando se vestia de cupido em um programa de astrologia na TV Excelsior. Começou como dublador em 1977, aos 10 anos, como o personagem Pica-Pau, mas com a mudança de voz da adolescência, perdeu o posto.

Cecília Lemes
Cecília Lemes
Foto: Reprodução
Marcelo Gastaldi
Personagens / artistas: Roberto Bolaños (Chaves, Chapolin), Charlie Brown, Michael Palin (A Vida de Brian)
Curiosidades: Marcelo começou na carreira artística como ator e fez novelas como Turbilhão (1965), da TV Record, e Sombras do Passado (1983), do SBT. Ele, que morreu em 1995, também era cantor e, nos anos 1970, fez parte do grupo Os Iguais, da Jovem Guarda.

Cecília Lemes
Personagens / artistas: Maria Antonieta das Neves (Chiquinha e Patty, de Chaves), Debra Messing (Grace, de Will & Grace), Meg Ryan (Cidade dos Anjos, Mensagem Para Você), Catherine Zeta-Jones (Chicago), Julianne Moore (As Horas, Ensaio Sobre a Cegueira), Meryl Streep (Ela É O Diabo)
Curiosidades: Cecília começou a dublar quando tinha apenas 9 anos. Ela também já atuou em peças de teatro, filmes e programas de TV.

Carlos Seidl
Carlos Seidl
Foto: Reprodução / Globo / Divulgação
Carlos Seidl
Personagens / artistas: Ramón Valdés (o Seu Madruga, de Chaves, e personagens de Chapolin), palhaço Krusty e Smithers (Os Simpsons), John Glover (Lionel Luthor, de Smalville), C-3PO (Star Wars)
Curiosidades: Carlos começou como ator de teatro aos 20 anos e, além de peças e filmes, atuou nas novelas da TV Globo Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007) e Viver a Vida (2009). Ele ainda se tornou diretor de dublagem da Herbert Richers no início dos anos 1990.

José Leonardo
Personagens / artistas: Bobby (Família Dinossauro), Perninha (Tiny Toon), Tinky Winky (Teletubbies), Zach Galifianakis (Alan, de Se Beber, Não Case!)
Curiosidades: José Leonardo atuou em novelas da TV Globo como Louco Amor (1983) e Ti Ti Ti (1986), além de programas do humorista Chico Anysio, entre 1982 e 1984.

Letícia Quinto
Letícia Quinto
Foto: Divulgação / Reprodução
Letícia Quinto
Personagens / artistas: Saori/Athena (Cavaleiros do Zodíaco), Emilie de Ravin (Claire, de Lost), Mai (Dragon Ball Z), Olivia d'Abo (Karen Arnold, de Anos Incríveis), Soneque Martin-Green (Sasha, de The Walking Dead)
Curiosidades: Letícia começou a carreira como dubladora em 1988. Ela é filha do diretor de dublagem Gilberto Baroli e irmã de Hermes Baroli, que também é dublador.

Walter Breda
Personagens / artistas: Ian Holm (Bilbo Bolseiro, de Senhor dos Anéis), Shion de Áries (Cavaleiros do Zodíaco), Al Pacino (Perfume de Mulher, Advogado do Diabo), Robert Englund (Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo 6), Harrison Ford (Inimigo Íntimo)
Curiosidades: Walter começou cedo a carreira artística, quando tinha apenas 10 anos, em uma rádio-novela no Recife, sua cidade natal. Ele é conhecido como ator da TV Globo e já atuou em várias atrações, entre elas Amores Roubados (2014), Salve Jorge (2012), Cobras e Lagartos (2006) e América (2005).

Luís Antônio Lobue
Personagens / artistas: Hugh Laurie (House), Aioria de Leão (Cavaleiros do Zodíaco),  Piccolo (Dragon Ball Z), Robert De Niro, Christopher Walken, Jeff Daniels, Alec Baldwin, Jonathan Hyde
Curiosidades: Luiz Antônio é muito conhecido entre os fãs de anime por dublar diversos heróis japoneses. Antes de se tornar dublador, ele trabalhou como comerciante e vendedor.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade