Em menos de uma semana, Faustão e Marcos Mion tiveram suas saídas anunciadas pela Globo e pela Record, respectivamente. Com isso, é possível que as emissoras façam mudanças em sua programação em breve.
No caso da Record, se buscará um substituto à altura de Mion para o reality show A Fazenda, do qual esteve à frente nos últimos três anos. Rodrigo Faro, que é da emissora, já chegou a apresentar uma edição do programa no passado, mas atualmente está na Hora do Faro, aos domingos.
Já na Globo, a vaga nas tardes de domingo a partir de 2022 em um espaço que era cativo de Faustão há cerca de 32 anos pode interessar a Luciano Huck, atualmente consolidado nos sábados da emissora, mas que também almeja entrar para o mundo da política e disputar as próximas eleições presidenciais.
Confira abaixo mais detalhes sobre algumas mudanças importantes na televisão brasileira ao longo da última semana.
Faustão saiu da Globo
Na segunda-feira, 25, a Globo e o apresentador Faustão anunciaram que seu contrato não será renovado e ele deixará o Domingão após mais de três décadas ao fim de 2021.
"Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso", afirmou Faustão no comunicado de sua saída.
Já a Globo destacou que "diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu".
Momentos bizarros e polêmicos do 'Domingão do Faustão' - O 'Domingão do Faustão' completa 30 anos no ar em 26 de março de 1989. Ao longo das décadas, Fausto Silva esteve à frente de diversos momentos inusitados e polêmicos, como a exibição do "sushi erótico", em que atores degustavam a culinária japonesa disposta sobre o corpo de mulheres nuas, a apresentação de "Latininho", jovem com uma síndrome que rendeu um processo de R$ 1 milhão à Globo anos depois e até mesmo o macaco Jango, que correu atrás de Faustão com uma vassoura. Relembre esses e outros momentos inacreditáveis do programa de Faustão a seguir.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' / Globo / Estadão
Sushi erótico - Em outubro de 1997, em plena tarde de domingo, os atores Marcio Garcia, Oscar Magrini e Matheus Rocha degustavam diversas iguarias da culinária japonesa, como sushis e sashimis, que estavam dispostas sobre... o corpo de modelos nuas. A ideia obviamente não teve uma boa repercussão e o caso acabou causando bastante polêmica à época e causou o afastamento do diretor Carlos Manga da atração.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1997) / Globo / Estadão
Latininho - Em 8 de setembro de 1996, o jovem Rafael Santos, apresentado como 'Latininho' por se apresentar de forma semelhante ao cantor Latino, foi ridicularizado no 'Domingão do Faustão'. Anos depois, a Globo foi condenada a pagar R$ 1 milhão de indenização a Rafael, que tem síndrome de Seckeel, medindo 87 centímetros aos 15 anos, idade que tinha à ocasião, além de ter problemas mentais. Segundo a juíza Gisela Folly, da 21ª Vara Cível do Rio, em 2001, Faustão teria humilhado o jovem, comparando-o inclusive ao ET de Varginha. 'O Fausto não tem culpa, não sabia de nada. Alguém da produção chamou e foi para o ar', afirmou anos depois Lucimara Parisi, diretora do 'Domingão do Faustão' por muitos anos, sobre o episódio. Leia mais sobre o caso de Latininho no 'Domingão do Faustão' clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1999) / Globo / Estadão
'Tá pegando fogo, bicho!' - Em 1994, Faustão apresentava a "grande invenção de Marcolino Pereira, o grande filósofo do Cascais": a churrasqueira controle remoto. Porém, as coisas não saíram como o esperado e o fogo acabou tomando conta do aparato. "Tá pegando fogo, bicho!", gritou Faustão, antes que os bombeiros fossem acionados para resolver a situação.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1994) / Globo / Estadão
Resposta inesperada - Durante participação do grupo Information Society no 'Domingão do Faustão' em 2009, Faustão fez uma pergunta para o cantor Kurt Harland: "Vocês acabaram saindo nessa excursão por diversão, só que renovaram o público de vocês. Cada geração era contada pelos psiquiatras de 17 em 17 anos. Reduziu-se pra 11. Tem uma corrente que acha que a contagem deve ser de seis em seis. Conclusão: vocês vão ter que voltar a trabalhar pra valer...". A resposta não foi das mais amistosas: "Me disseram especificamente que hoje à noite eu não teria que pensar, falar, respirar ou funcionar em nenhuma capacidade razoável. Isso não é verdade?". Faustão deu risada: "Tá vendo? É verdade..."
Foto: Reprodução de 'Domingão de Faustão' (2009) / Globo / Estadão
Música de MV Bill com crítica à Globo - Durante participação no 'Domingão do Faustão' em 2004, o rapper MV Bill cantou a música 'Só Deus Pode Me Julgar', que conta com um trecho em que critica a Globo. "Pra que? Por que? Só tem paquita loira / Aqui não tem preta como apresentadora / Novela de escravo / A emissora gosta / Mostra os pretos chibatados pelas costas", cantou Bill. Faustão tentou interrompê-lo. "MV Bill! Ele faz de improviso, meu! Faz de improviso essa parte aí, é mole?!", disse, mesmo tratando-se da letra original da canção.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2004) / Globo / Estadão
Faustão perseguido por macaco com vassoura - Por algum motivo, em 1992, alguém achou que seria uma boa ideia levar um macaco acorrentado carregando uma vassoura no palco do 'Domingão do Faustão'. "Esse é o Jango! É o chefe da limpeza!", anunciava Fausto Silva, quando o animal conseguiu se desprender do cuidador e saiu correndo pelo estúdio. Faustão, é claro, gritou e tentou correr mais do que ele. Assista ao momento em que Faustão é perseguido pelo macaco clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1992) / Globo / Estadão
Na Itália se fala holandês? - Você provavelmente já se deparou com o meme do Faustão dizendo "Errou!" em alguma rede social. A origem é um vídeo curioso, em que participantes de uma gincana apresentam dificuldades para acertar uma charada. O ponto alto chega quando Faustão dá seis dicas para uma das participantes: "É um país da Europa. No passado invadiu o Brasil. Terra das flores e dos moinhos de vento. Tirou o Brasil da última Copa [do Mundo de 2010]. Na final da Copa perdeu para a Espanha. Seu idioma é o holandês. Que país é esse? A resposta qual é, Vitória?!". A resposta vem em seguida: "Itália!". O correto, evidentemente, seria Holanda, mas, como bem disse Faustão, "ninguém acertou!"
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2011) / Globo / Estadão
Roberto Justus - Apesar de afirmar não ter "nenhuma identificação com partido nenhum no Brasil", o apresentador, que à época estava na Record TV e atualmente retornou para a Band para uma nova temporada de 'O Aprendiz', contou cogitar a possibilidade de disputar uma eleição à presidência do País. Porém, a ideia jamais saiu do discurso até hoje. Na foto, ao lado do presidente Michel Temer em almoço no Palácio da Alvorada em 2016.
Foto: Beto Barata / PR / Divulgação / Estadão
Dr. Rey - Mesmo tendo concorrido ao cargo de deputado federal pelo PSC-SP em 2014 (quando teve apenas 21.170 votos e não foi eleito), vale citar o nome do 'cirurgião das estrelas' após suas inúmeras declarações indicando que gostaria de se tornar presidente do Brasil - incluindo a de que iria "ser o John Kennedy do Brasil" - resolveu desistir da candidatura em abril de 2018. Na foto, em 2013, ao lado de Pastor Everaldo, candidato a presidente pelo PSC em 2014, e Gilberto Nascimento, então presidente do diretório paulista do partido.
Foto: PSC / Divulgação / Estadão
Silvio Santos - Nas eleições de 1989, Silvio chegou a anunciar sua candidatura à presidência, aproveitando-se da imagem de um dos mais conhecidos apresentadores de TV do País. Por conta de problemas no TSE, seu partido, o PMB (não confundir com o atual PMB) acabou sendo cassado, dando fim ao sonho de Silvio. Em maio de 2017, falou sobre uma nova candidatura, desta vez em tom de brincadeira. Relembre aqui.
Foto: Reprodução de propaganda eleitoral de Silvio Santos (1989) / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Desde sua estreia em 1989 o programa ficou marcado por diversos quadros, como as Videocassetadas, o Arquivo Confidencial e o Se Vira nos 30. À época, o apresentador foi contratado após negociações da emissora com Gugu Liberato terem dado errado.
Também não faltaram polêmicas ao longo da trajetória do Domingão do Faustão, como o episódio com Latininho, que rendeu um processo à emissora, o 'sushi erótico' e uma entrevista com o cantor Belo, à época, em liberdade provisória. Relembre-as aqui.
Indefinição de Luciano Huck para 2022
Segundo a revista Veja, a saída de Faustão pode interferir nos planos de Luciano Huck em se lançar candidato a Presidente da República nas eleições de 2022. Isso porque teria uma oportunidade real de assumir o comando das tardes de domingo na emissora - o que poderia significar também o fim do Caldeirão do Huck.
Segundo apurou a Coluna do Estadão no último domingo, 24, o apresentador vinha apresentando uma grande possibilidade de fazer, em breve, um gesto mais incisivo rumo à sua pré-candidatura, o que implicaria em seu afastamento da Globo (leia mais aqui).
Luciano Huck é aguardado no DEM e tem as portas do Cidadania abertas para ele. Segundo um aliado, ele precisa sair da mesma posição em que estava há seis meses quando Bolsonaro surfava no auxílio emergencial e João Doria não tinha a vacina em mãos.
Marcos Mion saiu da Record
Nesta quinta-feira, 27, o apresentador Marcos Mion publicou um vídeo em suas redes sociais abordando a sua saída da Record, onde esteve à frente de programas como A Fazenda, Legendários, Ídolos e A Casa, nos últimos 11 anos.
Segundo informações do colunista Flávio Ricco, o contrato do apresentador iria até dezembro de 2021, mas, sem projetos previstos, uma cláusula foi usada para encerrar o acordo com meses de antecedência.
Com o fato vindo à tona poucos dias após a divulgação da saída de Faustão da Globo, o que deve fazer com que a emissora faça mudanças em sua grade de programação e remaneje ou contrate apresentadores, especulou-se sua possível ida ao canal.
Marcos Mion já teve uma passagem pela Globo no passado. Ele estreou na TV como ator no seriado Sandy e Junior antes de ir para a MTV e se destacar como VJ. para relembrar momentos de sua carreira.