Por que Matheus foi eliminado do BBB 26? Participante acumulou polêmicas durante reality show
Com 79,48% de rejeição, pipoca é o segundo eliminado do programa
Com 79,48% de rejeição, o participante Matheus Moreira se tornou o segundo eliminado do Big Brother Brasil 26 nesta terça-feira, 27. A eliminação do brother não foi uma grande novidade para o público do reality show, que já esperava o resultado da berlinda desde o último domingo, 24.
Indicado pelo líder Babu Santana ao Paredão, Matheus era apontado como o provável eliminado da semana na vasta maioria das pesquisas e enquetes disponíveis em sites, redes sociais e portais de notícia da internet brasileira. O gaúcho enfrentou Brigido, que acumulou 4,97% dos votos, e Leandro, com 15,55% dos votos.
O bancário de 25 anos, que estava na Casa de Vidro do Sul, entrou no programa por meio do Quarto Branco. Após passar cerca de 120 horas confinado na dinâmica, o gaúcho de Porto Alegre foi um dos quatro finalistas da dinâmica e entrou na casa mais vigiada do Brasil.
Não demorou muito, no entanto, para Matheus acumular polêmicas e comportamentos problemáticos que chamaram atenção do público e dos demais participantes do reality show — e acabaram consolidando sua eliminação precoce no jogo.
Em especial, dois momentos foram cruciais para selar o destino do brother no programa — seus comentários sobre a amizade entre Ana Paula Renault e Milena e uma dança, que imitava trejeitos afeminados, durante uma das festas do BBB 26.
Apesar de propor jogo e eleger Ana Paula como sua rival no reality show, Matheus acabou pecando pelo excesso. Suas falas polêmicas, e por vezes preconceituosas, incomodaram boa parte do público e acabaram transformando o que deveria ser um reality show leve em um programa pesado e desconfortável. O Estadão explica os três motivos que tornaram Matheus o segundo eliminado do BBB 26:
A crítica à amizade entre Ana Paula Renault e Milena
Durante as primeiras semanas do programa, Matheus acusou Ana Paula de se aproximar de negros e minorias na casa por interesse, disse que a sister estava manipulando os participantes pipocas e afirmou que ela se comportava como a "patroa" de Milena.
Gente? Matheus afirma que Ana Paula é a patroa da Milena:
"Me deu uma sensação ruim em relação a Milena… É triste porque até aqui dentro ela tá com uma patroa." ?? pic.twitter.com/eA9IajS3Ey
— FOFOQUEI (@FOFOQUEl) January 22, 2026
Ao longo das duas primeira semanas, Ana Paula e Milena desenvolveram uma relação de amizade no jogo. Para Matheus, no entanto, a veterana estava controlando a pipoca e garantindo que ela não pudesse brilhar tanto quanto ela. "Me deu uma sensação ruim em relação a Milena que é triste porque… Até aqui dentro ela tá com uma patroa", afirmou o participante.
Milena, uma mulher negra, já atuou como empregada doméstica e não gostou dos comentários. Ao ser questionado por Milena e Ana Paula, Matheus recuou e afirmou ter chamado Ana Paula de "patroa do jogo" e não só de Milena. Os comentários, no entanto, pegaram mal com os telespectadores do reality show.
em 30 segundos, Matheus defendeu sua permanência no #BBB26. #RedeBBB pic.twitter.com/6aMvzsiPQP
— TV Globo (@tvglobo) January 26, 2026
"Por que a gente não pode ser amiga, tia Milena? Por que que eu tenho que ser sua patroa? Por que que você não pode ser a minha patroa? Por que que na cabeça dele a gente não pensa igual, igual a gente pensa? Você tem a sua opinião e eu a minha. Por que que não, entendeu? Isso é muito grave. Ele te subjuga, ele reforça", questiona Ana Paula.
A dança imitando trejeitos afeminados
Durante uma das festas do programa, Matheus foi flagrado imitando pejorativamente os trejeitos de um homem gay enquanto dançava. A cena foi vista pelo médico Marcelo Alves, um homem gay, que se ofendeu com o comportamento e acusou o brother de homofobia.
Marcelo disse que achou ridículo que, no desfile na sala hoje, o Matheus desfilou fazendo trejeitos homossexuais.
Juliano disse que é a segunda vez que ele faz algo nesse sentido hoje. pic.twitter.com/qqGi2ko6iK
— Central Reality (@centralreality) January 22, 2026
"Eu fiquei super incomodado com uma coisa. A gente fez um desfile na sala enquanto todo mundo estava se arrumando, e ele desfilou como se fosse 'viado'. Eu fiquei hiper incomodado. Qual a necessidade da pessoa fazer uma coisa dessas?", questionou Marcelo após o ocorrido. A imitação de Matheus virou até mesmo caso de polícia, com o participante sendo denunciado ao Ministério Público por homofobia.
Juliano Floss também se incomodou com as brincadeiras de Matheus. Em conversa com Babu, o dançarino e influencer lembrou que, em determinado momento, o lutador cantou um hino homofóbico entoado em estádios por um time gaúcho.
Os comentários sobre Gabriela
Outras falas de Matheus também geraram incômodo entre o público do programa. Em especial, comentários sobre a virgindade de Gabriela, que esteve com ele na dinâmica do Quarto Branco, durante uma conversa com outros participantes. "Uma mina, com a cabeça dela, um mundo totalmente à parte. A mina é virgem. Não tem essa abertura de mundo. Para ela é difícil se relacionar com um cara duro que nem a gente", comentou.
— Acervo Espiadinha (@acervoespiax) January 20, 2026