Novela da Globo sofreu com doenças no elenco e baixa audiência há 21 anos
Pouco lembrada, a trama sofreu com rejeição do público e problemas internos; saiba tudo
Há 21 anos, chegava às telinhas uma novela da Globo do autor de Vamp e fracassava ao atingir o coração do público: Começar de Novo acabou rejeitada pelo público e foi considerada por Antonio Calmon sua "novela mais difícil". Os baixos índices de audiência pegaram muito mal - principalmente pela sua antecessora (Da Cor do Pecado) ter alcançado altos números no Ibope. A obra precisou de modificações para tentar deixar o folhetim mais atrativo. Nos bastidores, o autor e dois atores precisara se afastar por conta de doenças.
Novela complicada
Calmon veio do sucesso de Vamp e da tentativa de emplacar O Beijo do Vampiro - que não foi muito bem sucedida. Ele tentou fazer algo diferente: focado em Andrei Ivanovich, papel de Marcos Paulo (1951 - 2012), a trama focava no personagem em busca de respostas do seu passado, após perder a memória. Antônio contou com a ajuda de Elizabeth Jhin e revelou ao jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia: "Achei que seria mais fácil, por ser feita a quatro mãos. Mas essa foi a novela mais difícil que eu fiz na vida. E por uma série de fatores. (…) Fiz Começar de Novo para as mulheres maduras e acabei, com isso, abandonando os jovens, que são a minha praia."
Ao projeto do Memória Globo (Autores, Histórias da Teledramaturgia), Calmon também reconheceu que cometeu alguns erros e pontuou que, apesar de usar um clássico como base, descobriu que a trama clássica de vingança havia sido um problema: "Foi um amontoado de erros meus. (…) Meu primeiro grande erro foi ter resolvido fazer uma 'novelha', uma novela dramalhão, só porque O Beijo do Vampiro [o trabalho anterior] não havia sido um grande sucesso. Você nunca deve sair de sua praia. Tem que reconhecer as suas limitações e fazer o que sabe melhor. Mas resolvi escrever uma 'novelha'. Então peguei como referência 'O Conde de Monte Cristo', uma história de vingança. Descobri, lá pelo meio da trama, que uma das fontes de rejeição da novela era o tema da vingança."
Audiência baixa e doenças nos bastidores
Comparado com a antecessora, os índices foram baixos: Começar de Novo fechou com 31 pontos, sendo uma das piores para as tradicionais novelas das sete. Da Cor do Pecado fechou com 43 pontos. O último capítulo também sofreu com uma grande queda: 33 pontos contra 51 da sua antecessora. Xavier relembrou que dois atores precisaram se afastar temporariamente da obra: Vladmir Brichta pegou hepatite e Carlos Vereza teve pneumonia. Já o autor precisou de 30 dias de afastamento médico por ter sido diagnosticado com uma crise de estafa com hipertensão arterial. Elizabeth assumiu a trama sozinha e contou com a ajuda de Márcia Prates na equipe de roteiristas.
Por fim, como relembrou Nilson, aconteceram mudanças para tentar reformular a história: O triângulo amoroso sofreu uma baixa. Formado por Marcos Paulo, Natália do Valle e Giselle Itié, precisou de modificações: a personagem de Gisele (Júlia) deixou a trama central e acabou substituída por Carolina Ferraz como Gigi. A direção da obra também foi modificada: Carlos Araújo saiu de férias e Luiz Henrique Rios entrou no lugar. Marcelo Travesso entrou para a equipe de América e Edson Spinello entrou no cargo a convite de Jayme Monjardim. Começar de Novo está disponível no Globoplay.