Novela da Globo não teve final e atriz se arrependeu de entrar na trama há 26 anos
Com uma nova reprise na Globo, Terra Nostra teve algumas turbulências e curiosidades em sua exibição original; saiba tudo
Há 26 anos, Terra Nostra chegava às telinhas para a sua primeira exibição. A novela de Benedito Ruy Barbosa conquistou um sucesso estrondoso em sua estreia e chamou a atenção dos telespectadores. Ao longo de seus meses, a obra acabou caindo e audiência e contou com uma atriz arrependida de ter feito parte da trama. Outra coisa curiosa que aconteceu é que ela não teve propriamente um fim e acabou recebendo uma continuação inusitada.
Terra Nostra emplacou?
Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembrou que a audiência foi ótima em seu início: 58 pontos no Ibope da Grande São Paulo. No entanto, devido a famosa fase de barriga - quando a obra acaba sem ter nada relevante acontecendo por ter sido expandida - a trama cansou o público. A média final ficou longe de ser horrível, mas decaiu em comparação com seu bom começo: 44 pontos. O jornalista também pontua que a novela trazia alguns pontos em comum com Os Imigrantes - obra do mesmo autor, porém exibida na Band entre 1981 e 1982. Terra Nostra teria três fases e se encerraria nos anos 2000, no final do século 20, no entanto, a boa aceitação dos personagens fez com que o escritor abortasse a ideia e não fizesse saltos temporais.
Sem final?
Tradicionalmente, ao ser exibido o último capítulo, a novela coloca o "fim" para pontuar que a história daquela obra se encerrou. No entanto, em Terra Nostra, o último capítulo exibiu "essa história não termina aqui". Xavier relembrou que Benedito iria escrever uma sequência para a obra com os descendentes de Matteo e Giuliana. No entanto, mudou de ideia e fez Esperança. Ao exportá-la para a Itália, a Globo vendeu a novela de 2002 como Terra Nostra 2, mesmo com as histórias sendo opostas e compartilhando apenas os imigrantes como centro da trama.
Revolta
Nilson também relembrou que Cláudia Raia entrou na obra como Hortência. Segundo ele, Benedito havia dito que a personagem seria uma mulher submissa que apanharia do marido. Raia aceitou e considerou que o assunto era de extrema importância para ser abordado na novela. No livro Sempre Raia Um Novo Dia, biografia da atriz, ela disse que estava na preparação da personagem e recebeu uma ligação de Jayme Monjardim, diretor da novela, que o autor não conseguiria desenvolver e a participação dela foi abortada. Raia, então, ligou para Benedito e insisitiu que ele escrevesse para ela, já que estava se preparando para entrar na obra. No livro, Cláudia narrou: "Deu tudo errado! Minha personagem ficou seis meses grávida na novela (…) sobrevivi a Terra Nostra com minha personagem que não aconteceu (…) Ficou a lição: quando um autor não quer, não adianta insistir."
A obra foi reprisada em 2004 e foi um dos maiores fracassos do Vale a Pena Ver de Novo. Em 2025, recebeu uma nova exibição, mas na faixa de Edição Especial. Anteriormente, foi exibida no antigo Viva - atual Globoplay Novelas - em 2019.
VEJA UMA PUBLICAÇÃO DA CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:
Ver essa foto no Instagram