Novela da Globo discutiu gravidez polêmica e ciência há 35 anos
Há 35 anos, um clássico de Glória Perez chegava às telas da Globo e discutia uma gestação polêmica e pontuava os feitos científicos; saiba mais
Glória Perez trouxe uma trama inovadora e clássica há 35 anos: Barriga de Aluguel. A autora discutiu uma gestação polêmica e inovações científicas que eram novidades para os tempos que se viviam - início dos anos 90. Duas mulheres disputavam a guarda de um bebê e o grande debate era sobre a gravidez de Clara (Cláudia Abreu), que gerava um filho para o casal Ana (Cássia Kis) e Zeca (Victor Fasano). O conflito, então, se concentrava: de quem era o bebê no final das contas?
Ciência em discussão
Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembrou que a autora leu um artigo científico e se interessou para fazer uma trama sobre o tema. O texto falava sobre a possibilidade de uma mulher gerar o filho de outra a partir da separação o útero do óvulo. Ela, então, descobriu que o procedimento já era realizado no Brasil e pouquíssimo divulgado pela mídia.
Perez apresentou uma sinopse para a Globo e a obra iria ao ar no horário das 20h. No entanto, Boni mudou os planos e ordenou que a novela fosse ao ar às 18h. Sendo assim, ao invés de estrear em 1989, foi ao ar um ano depois e substituiu Gente Fina.
Final polêmico?
Na novela, Clara e Ana entram em disputa pelo bebê. No primeiro momento, a mulher que engravidou recebeu a guarda provisória. Depois, Ana recorreu e conseguiu ser reconhecida como mãe biológica. Um terceiro julgamento viria discutir quem era, de fato, a mãe da criança: a barriga de aluguel ou a que cedeu o óvulo, dando suas características genéticas. Na cena final, as duas aparecem com a criança e a cena do tribunal não foi ao ar. Perez explicou ao projeto Autores, Histórias da Teledramaturgia: "Aquela era uma situação para a qual as instituições, as leis, ainda não tinham uma resposta. Por isso decidi deixar em aberto. As duas personagens chegavam à conclusão de que, quer elas quisessem, quer não, aquele filho tinha duas mães. Então elas se uniam, cada uma dava sua mão à criança, e a novela terminava assim."
VEJA UMA PUBLICAÇÃO DA CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:
Ver essa foto no Instagram