Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juliana Baroni diz que personagem em 'Ribeirão do Tempo' dá trabalho

11 set 2010 - 10h52
Compartilhar
Mariana Trigo

Os expressivos olhos verdes emoldurados pelos cabelos louros e cara de ex-Paquita sempre foram empecilho para que Juliana Baroni fosse escalada para papéis mais densos na TV. Seu tipo mignon e o sorriso ingênuo contribuíam para distanciar a atriz de personagens com queda para a vilania em seus quase 20 anos de trabalhos na Globo. Mas bastou ser contratada por três anos pela Record que a atriz de Limeira, do interior de São Paulo, colocou as manguinhas de fora. Em Ribeirão do Tempo, de Marcílio Moraes, Juliana estreia na pele de Karina, uma egocêntrica perua que caminha a passos largos para a vilania. E foi justamente essa faceta mais fútil e o caráter duvidoso da personagem que fizeram com que a atriz começasse a se empolgar com os delitos de uma personagem. "Ela tem me dado bastante trabalho. É uma personagem complexa. Com ela, interpreto duas vezes. Atuo como a Karina e com as mentiras convincentes que ela conta para os outros personagens", valorizou.

Na trama, a dondoca de nariz empinado, que possui a butique mais badalada da fictícia Ribeirão do Tempo, é noiva do simplório Tito, de Ângelo Paes Leme. No entanto, está cada vez mais envolvida com o amante Nicolau, de Heitor Martinez. Principalmente depois que ele virou senador e começa a demonstrar seus poderes na cidade. "Eles têm uma química forte. Ela gosta de restaurantes caros, champanhe, quer um homem poderoso. Por mais que ame o Tito, não vai suportar saber que ele vai falir", adiantou, franzindo a testa num semblante de preocupação.

Na verdade, a intensidade da personagem parece se refletir na atriz, que se debruçou em pesquisas para a personagem. Assistiu desde o longa A Malvada, de Joseph L. Mankiewicz, até as peripécias da desmiolada Maria de Fátima, vilã de Glória Pires em Vale Tudo. "Acho a Maria de Fátima minha principal referência. Assim como a Karina, ela não é psicopata. Não é uma personagem de caras e bocas", comparou.

O mesmo não se pode dizer de um dos papéis de maior destaque de Juliana na TV. Em O Profeta, a atriz interpretou a ousada Miriam, uma perua insinuante e atrevida que lembrava os trejeitos de Marilyn Monroe. Foi a estreia de Juliana na comédia rasgada na TV. "Ela era muito caricata. Com ela, descobri uma veia cômica que me surpreendeu. Ela parecia ser uma diva de Hollywood, mas era dona de uma lanchonete", divertiu-se, aos risos.

A atriz de 32 anos também se delicia ao analisar seus 15 anos como atriz, desde que estreou em Cara e Coroa, como a delicada Júlia. No ano seguinte, em 1996, começou uma parceria com Miguel Falabella na trama Salsa e Merengue, com quem fez diversos trabalhos na TV, no cinema - com o longa Polaróides Urbanas - e no teatro - ao substituir Juliana Paes no musical Os Produtores. "Ele é o maior incentivador da minha carreira. Até na minha vinda para a Record, liguei para perguntar o que ele achava. Ele disse: 'vai!'", entregou.

Mas a personalidade forte de Juliana se explicita nos mínimos detalhes ao relembrar sua carreira, desde quando estreou como Paquita. Nesta época, aos 11 anos de idade, a atriz já reconhecia sua vocação para os palcos. No entanto, teve de aprender a deixar de ser desleixada para se tornar mais vaidosa. "Eu nem penteava os cabelos. Hoje sou despojada demais, prezo pelo meu conforto e não gosto de frequentar shopping. Sou zero consumista. Ou seja, o oposto da Karina", assegurou a atriz, que chegou a passar um fim de semana observando o público que frequenta a Rua Oscar Freire, nos Jardins, em São Paulo, local do comércio chique da capital paulista, para trazer referências para sua primeira personagem na Record. "Tem gente que se deprime e vai ao shopping. Eu me deprimo e vou ao teatro", observou.

Trabalho suado

Juliana Baroni passou a maior parte da vida se exercitando em aulas de dança e decorando coreografias para as apresentações da Xuxa. Mas nunca foi muito partidária de exercícios físicos. "Sou preguiçosa demais!", assumiu. No entanto, quando soube do figurino de pernas de fora e decotões de Karina, em Ribeirão do Tempo, a atriz prontamente decidiu contratar um personal trainer para chegar aos seus atuais e irretocáveis 50 kg distribuídos em 1,60 m de altura. Hoje frequenta a academia três vezes por semana e se divide entre exercícios de musculação, transport e corridas na esteira. "Deveria ser mais controlada com a alimentação, mas moro sozinha e comer bem dá trabalho. Evito alimentos que não são integrais mas, no fim de semana, libero geral", explicou.

Instantâneas

# No filme Lula, O Filho do Brasil, de Fábio Barreto, Juliana interpretou a primeira-dama Marisa.

# Juliana está lendo vários textos para decidir que peça vai montar assim que terminarem as gravações de Ribeirão do Tempo.

# A atriz teve uma passagem pela Band em 2007, quando interpretou Sofia, a protagonista da novela musical Dance Dance Dance.

# Juliana Baroni iria interpretar a protagonista de Negócio da China, de Miguel Falabella. Mas a direção da Globo decidiu que a trama deveria ser protagonizada por Grazi Massafera.

Juliana Baroni tem personagem complexa em 'Ribeirão do Tempo'
Juliana Baroni tem personagem complexa em 'Ribeirão do Tempo'
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra