PUBLICIDADE

Lolita Rodrigues relembra a inauguração da TV no Brasil

18 set 2009 - 15h58
Compartilhar
Fábia Oliveira

Em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi entrou no ar pela primeira vez. A data também marcou a estreia de Lolita Rodrigues na telinha. Foi ela quem entoou A Canção da TV, hino composto por Guilherme de Almeida especialmente para a ocasião a pedido do fundador, Assis Chateaubriand. Na realidade, era para Hebe Camargo cantar o hino, mas a até então cantora não pôde ir e Lolita foi em seu lugar.

"Hebe estava namorando o empresário Luiz Ramos e ele tinha um evento que precisava da presença dela. Aí sobrou para mim. Me chamaram no dia, aprendi aquela coisa horrível e a Hebe toda vez que tem oportunidade, diz 'que bom que eu não cantei isso'", diverte-se Lolita, que completou 80 anos em março.

Existem muitas histórias a respeito do dia da inauguração da TV Tupi. Uma delas é que, empolgado, Chateaubriand teria quebrado uma garrafa de champanhe em uma das duas únicas câmaras RCA. Por conta disso, a TV no Brasil foi vista por apenas um ângulo. Segundo Lolita a história é verdadeira. Em parte. "Essa história do champanhe é uma brincadeira do Lima Duarte. Uma câmara realmente deu defeito e fizemos tudo com apenas um equipamento", lembra.

Outra história é que, acabada a inauguração, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso. "Foi aí que inventaram a Escolinha do Simplício, onde eu cantava. A programação começava às 20 h e terminava às 22 h. Era tudo muito amador, a gente ganhava uma porcaria, mas era engraçado", rememora.

A telenovela foi uma invenção da TV Tupi, que as exibia ao vivo, em capítulos semanais e era capaz de ousadias como mostrar beijo na boca. A cena foi protagonizada por Vida Alves e Walter Foster, em 1951, na novela Sua Vida em Pertence.

E Lolita também sonhava atuar. Sempre que podia, ela pedia um papel a Cassiano Gabus Mendes, que, aos 23 anos, assumiu a direção artística da Tupi. Um dia, ela chegou na emissora e levou um susto ao ver seu nome escalado para fazer a Esmeralda de O Corcunda de Notre Dame.

"Antes, eu tinha feito uma figuração em Canção da Bernadette, que tinha a Eva Wilma como protagonista. Fiquei radiante com a nova oportunidade. Cassiano disse que ia me dar o papel porque eu era bonita", conta a atriz, que não via nenhum problema em ser escalada por seus lindos olhos verdes.

Lolita afirma que, na época, não existiam as concorridas oficinas de interpretação. O aprendizado acontecia na vivência diária. "Tudo era difícil, porque fomos descobrindo aos poucos. Chamaram uma argentina que fazia cinema, para maquiar os atores na TV. A maquiagem era toda borrocada. A gente era ator na marra", brinca a atriz.

Mesmo quando a novela passou a ser gravada, na década de 60, a vida não era nada fácil. Como não havia cortes para edição das imagens, se o ator tropeçasse em alguma cena, era necessário fazer tudo de novo. "A gente ia do começo do capítulo até a última página de texto de uma só vez. Se errasse a última fala, tinha que começar do zero", afirma.

Todo o figurino utilizado pertencia ao guarda-roupa do ator. Continuísta também era uma profissão que ainda não existia na TV. "A gente anotava num bloco a roupa que estava usando para não ficar diferente na próxima cena", observa.

Mas o famoso cristal japonês já existia naquela época. Lolita jura que usou o artifício somente uma vez. "Era uma cena em que precisava chorar. Só que eu passei tanto cristal japonês, que as lágrimas escorriam por todos os cantos dos meus olhos. Entrei no ar quase cega", exagera.

Instantâneas

# No dia 16 de julho de 1980, o governo brasileiro decidiu não renovar a concessão da Tupi, devido aos vários problemas administrativos e financeiros.

# Alguns programas da TV Tupi foram campeões de audiência, entre eles, Alô Doçura, Sítio do Picapau Amarelo, e o famoso telejornal Repórter Esso.

# Na programação infantil, a emissora se destacou com o Clube do Capitão Aza, criado em 1966, no qual clássicos do desenho animado, como Speed Racer, foram apresentados.

# Lolita Rodrigues conheceu seu ex-marido, Aírton Rodrigues, em 1957, quando fazia a cigana Esmeralda na telenovela O Corcunda de Notre Dame. Juntos, eles apresentaram os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas por décadas.

# Acostumada a ouvir seus familiares cantarem músicas espanholas, Lolita começou, ainda criança, a participar de programas na Rádio Record, em São Paulo, cantando em espanhol. Ela ganhou dois troféus Roquete Pinto como Melhor Cantora Internacional.

# Lolita participou de 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária da telinha, exibida pela TV Excelsior em 1963.

# Atualmente, Lolita Rodrigues está no ar na pele de Noêmia em Viver a vida.

Lolita Rodriges fala sobre TV Tupi
Lolita Rodriges fala sobre TV Tupi
Foto: TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade