Em 'Alto Astral', Kayky Brito vive primeiro papel adulto
Personagem Israel é um ex-viciado em medicamentos na história escrita por Daniel Ortiz
Kayky Brito cresceu na televisão. E, desde que estreou em Chiquititas , exibida pelo SBT em 1999, se acostumou a interpretar papéis condizentes com sua idade. Por isso, acumulou muitos personagens infantis e adolescentes, como o Zeca, de O Beijo do Vampiro, e a Bernadete, de Chocolate com Pimenta . Agora, aos 26 anos, apesar da cara de menino, encarna um tipo maduro e com uma carga dramática maior. Essa mudança era um desejo de Kayky. Por isso, o convite para interpretar o anestesista Israel, em Alto Astral , foi muitíssimo bem recebido. "O que mais gostei foi a seriedade do papel, do rumo que ele pode vir a tomar porque sempre fiz personagens mais garotos. Não que eu não seja ainda um, mas queria fazer um personagem envolvido em alguma coisa pesada, com um drama mais consistente", explica.
Siga Terra Diversão no Twitter
O drama a que Kayky se refere é o fato de Israel ser um ex-viciado em medicamentos na história escrita por Daniel Ortiz. Agora em fase de recuperação, o personagem sofre com crises de ansiedade e se esforça para conseguir trabalhar no hospital do primo, Marcos, de Thiago Lacerda, que não confia no rapaz. Para entender esse lado, o ator fez uma intensa pesquisa. Com a ajuda da "coach" Andréa Cavalcanti, conversou com pessoas que já haviam passado por situação semelhante. "Crise de ansiedade é aquela coisa que você não sabe bem o que está acontecendo, vem um calor, a sensação de que vai morrer, disparo de coração...", enumera.
Interessado em entender 100% o personagem, Kayky decidiu também assistir a algumas cirurgias. Logo na primeira experiência, chegou a ficar um pouco nervoso. "Pedi para sair do local porque me deu calor e enjoo. Tive de beber uma água e sentar, senão ia cair", confessa. Mas o ator acabou se acostumando e tirou proveito do laboratório para entender a importância de um anestesista e para tornar sua interpretação crível. "O anestesista é o primeiro a chegar e o último a sair da cirurgia. Para fazer esse personagem, sem ter estudado 10 anos a profissão, precisei encarar logo a realidade", argumenta.
Mas nem só de drama vive Israel em Alto Astral . Além de ter uma trama própria, o médico é um dos membros de uma família inusitada, que tem Manoel, de Leopoldo Pacheco, como patriarca. O pai batizou os filhos com nomes de países. Israel é irmão de Bélgica, Itália e Afeganistão, interpretados por Giovanna Lancellotti, Sabrina Petraglia e Gabriel Godoy, respectivamente. Para encontrar o tom deste núcleo com um pé na comédia, Kayky se reuniu com os atores para conversar e discutir o texto. "Vejo que cada vez mais preciso mergulhar nas características do personagem e ter pessoas do meu lado para criar. Trabalhar em equipe para o descobrimento de um papel funciona melhor", assegura ele, que adora fazer comédia. "Sou comediante na vida real, gosto de brincar, falar besteira... Mas ainda não posso dizer se é a minha preferência. Estou descobrindo, aprendendo", pondera.
Chega de saudade
Kayky Brito estava com saudades de fazer novela. Afinal, seu último personagem fixo antes de Alto Astral havia sido o ciclista Sinval, em Passione , de 2010. Mas, durante esse intervalo, o ator aproveitou para morar nos Estados Unidos por um tempo. Lá, se matriculou em um curso de teatro e voltou para o Brasil reciclado. "Foi um ócio produtivo. Mas não foi uma escolha. Eu aproveitei a oportunidade de viajar", conta.
Acostumado a frequentar os estúdios do Projac desde novo, Kayky sentia falta não só de atuar em um folhetim como também da convivência com os colegas de trabalho. "A atuação exercia lá fora, mas uma novela é diferente. A sua rotina muda e eu senti falta disso", disse.
Instantâneas
# Kayky Brito é irmão da também atriz Stephany Brito.
# Ele começou a trabalhar em campanhas publicitárias antes de ingressar na carreira de ator.
# A única novela das 21h em que atuou foi Passione , em 2010.
# Em 2012, aos 23 anos, Kayky foi convidado para interpretar Jesus Cristo na 16º encenação de A Paixão de Cristo , em São Paulo.
Alto Astral passa na Globo de segunda a sábado, às 19h30.
