MasterChef faz sucesso por recuperar a emoção de ver TV
A final do MasterChef Profissionais suscitou algo que antigamente era exclusividade das novelas: uma catarse nos telespectadores. As redes sociais foram tomadas por mensagens emocionais.
A vitória de Dayse Paparoto sobre Marcelo Verde provocou reações genuínas também em quem estava diante das câmeras. Os três chefs-jurados se comoveram com a performance da dupla de competidores. "Vocês fizeram poesia hoje", disse Erick Jacquin.
O segredo do sucesso do reality show gastronômico da Endemol Shine, com quatro temporadas exibidas na Band desde 2014, é fazer o público se identificar com a paixão dos participantes pela comida e explicitar a humanidade - com acertos, falhas e ambiguidade - de cada um deles.
Transformados em personagens sem perder a originalidade, os cozinheiros constroem uma crescente intimidade com quem se coloca diante da TV.
Fica impossível não torcer por alguns e desejar a queda de outros. E aí o telespectador se vê fisgado por uma fórmula eficiente em despertar a adrenalina da competitividade em quem buscava apenas entretenimento fugaz.
A edição com cozinheiros tarimbados teve dois finalistas atípicos e conflitantes em estilo. De um lado, Daisy, despachada no jeito de ser e clássica nas receitas.
Subestimada, demonstrou uma força capaz de despertar a empatia de Ana Paula Padrão: "Você teve a coragem de ser mulher num ambiente super machista". A apresentadora também elogiou a superação da competidora. "Ela é a rainha dos coelhos na cartola."
Já Marcelo representou a ousadia, "a loucura saudável", como observou Paola Carosella. "O caos pode ser coerente", disse a chef, fã declarada do participante, mas implacável na avaliação dos pratos da final - suas notas rigorosas surpreenderam quem imaginava algum favorecimento.
Melhor personagem do programa, o cozinheiro "fora da curva" decepcionou ao se revelar um mau perdedor. Não tomou a iniciativa de cumprimentar a vencedora quando o resultado foi anunciado. Só se manifestou depois que Dayse estendeu a mão.
Na próxima terça-feira será exibido um programa especial com os 14 competidores reunidos para uma DR coletiva. A temperatura certamente vai subir, para diversão de quem sente prazer em ver a receita alheia desandar.