PUBLICIDADE

Jornalistas de TV tratam seguidores do Twitter como VIPs

Quem conquista popularidade no microblog pode ganhar mais audiência na televisão

10 fev 2017 - 18h55
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Na tarde de sexta-feira (10), antes de iniciar a gravação do ‘Fatos e Versões’ que será exibido no sábado, na GloboNews, Cristiana Lôbo fez uma transmissão ao vivo do estúdio na sua página no Twitter para apresentar os convidados e adiantar os assuntos da edição.

Jornalistas de TV dão cada vez mais atenção aos seus seguidores nas redes sociais. Chegam a compartilhar informações privilegiadas sobre política e economia antes mesmo de comentá-las diante das câmeras.

Cristiana Lôbo, Gerson Camarotti e Miriam Leitão: cumplicidade com os fãs na web
Cristiana Lôbo, Gerson Camarotti e Miriam Leitão: cumplicidade com os fãs na web
Foto: TV Globo / Reprodução / Divulgação

No microblog, eles têm mais tempo, espaço e liberdade para se exprimir do que na televisão, onde tudo é cronometrado, pré-pautado e há uma inegável autocensura – ou diplomacia jornalística, se preferir.

Além disso, o Twitter permite atrair uma audiência individualizada, com base no prestígio pessoal de cada jornalista, e existe a valiosa possibilidade de transformar esses seguidores virtuais em telespectador fiéis.

Cristiana Lôbo, por exemplo, acaba de atingir 1 milhão de pessoas no microblog. É um número relevante, conquistado por poucas estrelas do telejornalismo.

Outro caso de sucesso é o de Miriam Leitão, com quase 2,3 milhões de tuiteiros a segui-la. Especialista em economia, a jornalista da Globo e GloboNews transformou sua conta numa agência de notícias capaz de orientar desde o investidor iniciante até os experts em Bolsa de Valores.

O canal de notícias do Grupo Globo tem outros jornalistas bastante dedicados às redes sociais. Renata Lo Prete, Gerson Camarotti e Andréia Sadi nunca ficam muitas horas sem postar informações de bastidores e análises pessoais sobre o mundo do poder.

Para eles, os seguidores virtuais passaram a ser tão importantes quanto as melhores fontes.

Veja também

Estupro de jovem por policiais gera revolta em Paris:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade