Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo e Xuxa erram em esticar parceria que já acabou

29 nov 2014 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Aline Massuca/TV Globo
Foto: Aline Massuca/TV Globo
Foto: Sala de TV

Lamentável acompanhar a situação de Xuxa. Aquela que foi a maior estrela da Globo está fora do vídeo há quase 1 ano e vive cercada de especulações negativas sobre o rumo da carreira na TV.

Pergunta 1: Por que a Globo ofereceu renovação de contrato para Xuxa até 2017 se não existe nenhuma perspectiva de projeto para a apresentadora?

Pergunta 2: E por qual razão ela aceitou estender o vínculo, ciente de que o canal não tinha intenção de colocá-la novamente no ar?

Fica a impressão de que os dois lados erraram. A emissora quis segurar uma de suas artistas mais importantes nestes quase 50 anos de transmissão, mesmo sem considerá-la uma peça essencial na sua programação.

Ainda que não tenha mais o antigo potencial de atrair audiência, Xuxa ainda é um nome forte, especialmente na geração de faturamento, e poderia provocar algum estrago na Record ou no SBT. Daí o interesse da cúpula global em mantê-la sob domínio, ainda que em um lugar incômodo e ingrato: a geladeira.

A duração curta do contrato revela o futuro incerto dessa parceria. Enquanto apresentadores como Faustão, Angélica e Luciano Huck renovaram recentemente seus compromissos por 4, 5 e até 7 anos, a Globo esticou o compromisso com Xuxa por apenas 2 anos.

A Globo falhou em não achar um formato adequado para a apresentadora e ao permitir que a imagem dela sofresse um ininterrupto processo de desgaste nos últimos meses. Bastava uma nota oficial comunicando algum projeto em desenvolvimento para amenizar a onda de boatos.

Xuxa se prejudicou ao não buscar renovação. Os baixinhos cresceram, a internet domina a comunicação e nada mais é como antes na velha TV aberta. 

O talento e o carisma da apresentadora continuam intactos, mas não são suficientes para garantir audiência e repercussão — e sem isso, por mais famoso que seja, ninguém se mantém intocável na televisão. É fundamental ter um formato forte para atrair e segurar o público.

Faltou-lhe consolidar um novo estilo, como fizeram Angélica e Eliana. Ambas foram felizes na transição de ídolo infantil para a posição mais abrangente de 'apresentadora da família brasileira'.

Nos antigos moldes, a parceria entre Xuxa e a Globo acabou. Para ir além destes 28 anos quase ininterruptos de união, as duas partes precisam encontrar um novo caminho. Ou restará tomarem rumos diferentes.

Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade