0

Famosos da TV dão a cara a tapa na luta contra o câncer

Personalidades públicas se livram do antigo hábito de esconder a existência de uma grave doença por temer prejuízo à imagem

28 jan 2020
10h18
atualizado às 10h18
  • separator
  • 0
  • comentários

O Brasil se comoveu com o desabafo de Ana Maria Braga ao revelar, ao vivo no Mais Você, o enfrentamento de um terceiro câncer de pulmão. Desta vez, um tipo mais agressivo e não operável. A imprensa, as redes sociais e o boca a boca repercutiram a notícia e as manifestações de solidariedade.

Ana Maria Braga, Leo Rosa e Mamma Bruschetta enfrentam o câncer com bravura
Ana Maria Braga, Leo Rosa e Mamma Bruschetta enfrentam o câncer com bravura
Foto: Instagram / Reprodução

Não foi a primeira vez que a apresentadora, de 70 anos, compartilhou uma batalha pessoal pela vida. Em 2001, assumiu a cabeça raspada por conta dos efeitos da quimioterapia no tratamento de um carcinoma anal.

Sempre que recebeu diagnóstico de câncer, ela usou a fama, a credibilidade e a visibilidade na TV para informar os telespectadores a respeito da prevenção e do combate a variados tipos de tumores. Uma imensurável prestação de serviço em um País carente de qualidade no atendimento da saúde da população em geral.

Falar sem rodeios de câncer às 9 da manhã, em linguagem compreensível, derrubando os tabus em torno da doença, ressalta a influência benéfica da televisão na vida de milhões de pessoas.

Ao expor sua guerra contra o câncer diante das câmeras, a famosa, milionária e poderosa Ana Maria Braga se iguala a qualquer cidadão anônimo —  ambos em busca de apoio emocional e cura.

A estrela da Globo humaniza o drama de quem passa pelo mesmo problema. Vai além: lança palavras de incentivo ao paciente que se sente frágil e incapaz de lutar contra a terrível expectativa de morte suscitada pelo câncer.

Encorajamento semelhante parte de Leo Rosa, de 36 anos, famoso por atuar em novelas de época da RecordTV. O ator enfrenta câncer nos testículos com metástase. Dois anos atrás, chegou a ouvir de um médico que teria apenas seis meses de vida.

O artista abandonou os recursos oferecidos pela medicina convencional e segue a Terapia Gerson, à base de alimentação natural. Fez parte do tratamento em uma clínica no México, com dinheiro arrecadado em vaquinha virtual.

Em seu perfil no Instagram, Leo posta reflexões a respeito de sua existência e mensagens de estímulo a outras pessoas em peleja contra o câncer. Ele diz se beneficiar da "corrente de amor" formada em sua rede social. Recentemente, o ator ressurgiu na TV em participação especial em Amor de Mãe.

Uma das maiores estrelas das novelas, Susana Vieira contou, em 2018, ter uma leucemia incurável. Sua situação está sob controle. Sinônimo de vitalidade, a atriz de 77 anos sempre fala da doença de maneira natural — o que ajuda a desconstruir o estigma em torno da doença — e dá show de positividade.

O mesmo discurso esperançoso é transmitido pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas. O político, de 39 anos, passará por nova sessão de quimioterapia no início de fevereiro, a fim de combater um câncer na transição entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado.

Na segunda-feira (27), ele foi o entrevistado do programa Roda Vida, da TV Cultura de São Paulo. O prefeito se mantém confiante na cura e confirma a intenção de disputar a reeleição em outubro.

Quem também faz planos é o ator Luiz Henrique, mais conhecido por sua personagem Mamma Buschetta. Aos 70 anos, ele trata um câncer de esôfago com metástase no estômago.

O veterano artista divulgou foto na qual aparece careca. Preferiu raspar a cabeça assim que os cabelos começaram a cair em consequência da quimioterapia. O efeito colateral não o fez perder o bom humor, a confiança na eficácia do tratamento e a vontade de logo voltar aos estúdios de TV.

Esses artistas ajudam a minimizar o execrável preconceito contra as pessoas com câncer. No passado, a maioria dos famosos com a doença se escondia por vergonha ou medo. Com o tempo, todos passaram a entender que falar sobre a doença ajuda a derrotá-la.

Veja também:

Ana Maria Braga leva namorado, Johnny, à festa de fim de ano do 'Mais Você'

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade