João Kleber cobra Renata Banhara: "ela tem que me pedir desculpas"
- Natália Eloy
Conhecido pelo público brasileiro por causa dos seus polêmicos Testes de Fidelidade, João Kleber foi o quarto eliminado em A Fazenda. Em entrevista exclusiva ao Terra, o apresentador contou que seu objetivo no confinamento não era causar confusão, mas sim mostrar ao público brasileiro quem ele era como pessoa. O ex-peão falou sobre as discussões em que se envolveu e da paixão pela personal trainer Joana Machado.
Terra: Você se envolveu em diversas brigas em A Fazenda com Taciane, Monique e Renata. Você entrou no programa com o objetivo de criar polêmica?
João Kleber: Não. Vou começar pela Taciane. A gente discutiu porque a Taciane usou uma escova de dente que não era dela. Uma questão de higiene. Primeiro ela disse que não tinha usado e depois voltou atrás dizendo que tinha usado. A gente teve uma discussão na qual eu a chamei de patricinha e depois as pessoas acabaram vendo que ela era uma patricinha mesmo.Já a Renata xingou a minha mãe, xingou eu, xingou a minha família inteira, me ofendeu moralmente e eu não falei nada. Eu não abri a boca para a Renata. Por isso que eu falei que eu não briguei, ela que me ofendeu. Eu ouvi ela me xingando e falando palavrão, fiquei calado e sentei na poltrona da piscina.Sobre a Monique: eu era fazendeiro, fui lá falar acordar ela com calma, com carinho e atenção. Depois ela foi lá para fora, falou "João Kleber" e eu falei "diga meu amor". Ela falou "meu amor o ca...". Também não briguei com ela. Fiquei ofendido moralmente. Falei para ela "acabou a conversa, vai fazer o seu serviço que eu vou embora". Fingi que não era comigo e fui embora. Então não teve briga.
Terra: A Renata Banhara sempre enchia a boca para falar que vocês eram amigos há 20 anos. Isso era verdade? Você vai querer continuar conversando com ela?
João Kleber: A gente se conhecia. Mas não tem nada a ver o que aconteceu ali na Fazenda. A gente estava estressado, tanto que depois quando estávamos na Roça, ela quis bater o sino e eu não deixei.
Terra: Mas você chegou a comentar que não queria mais olhar na cara dela depois que saísse...
João Kleber: Na hora, lá dentro, é normal. É um estresse muito grande. Acho que ela só tem que me pedir desculpas por ter ofendido a minha família e a minha mãe, que está morta, coitada. Tem três coisas que eu falei que não admitiria na Fazenda: ofensa moral, agressão física e colocar gente que está do lado de fora no meio das histórias.
Terra: Você falou que era amigo da Monique, que já tinha feito muita coisa por ela e que ela estava te tratando mal. Por que quando a apresentadora foi questionar essa amizade, você voltou atrás e concordou que não eram realmente amigos?
João Kleber: Conheço a Monique há 30 anos. A gente trabalhou juntos, a gente conviveu na TV Globo, trabalhei no programa do Chacrinha e ela era jurada, eu sou amigo do irmão dela, a minha ex-mulher tem muita amizade com o irmão dela e coisas assim. Na emissora de TV onde eu trabalhei, a minha ex- mulher, a Vânia, sempre defendeu a Monique de problemas que eu não vou colocar aqui, coisas que ela ficava nervosa e a minha ex-mulher sempre tomou partido dela. Mas eu não tenho nada contra a Monique, o que eu tinha que resolver com ela, eu resolvi lá.
Terra: Por que você acha que o público escolheu tirar você e não a Anna Markun ou a Raquel Pacheco do confinamento?
João Kleber: Porque em nenhum minuto eu preguei para voltar porque ia fazer isso ou fazer aquilo. Eu simplesmente disse que as pessoas iam conhecer o João e estavam conhecendo o João. A Anna disse o tempo inteiro que gostaria de voltar. Para começar, eu nem tinha que estar naquela Roça. Eu fui lá pelo grupo. As próprias pessoas da Fazenda dizem até agora que quem tinha que estar na decisão da Roça era a Anna e o Gui. Os dois é que fizeram a confusão, eu e a Raquel estávamos lá de gaiatos porque perdemos a prova. Inclusive a Anna pediu isso. Pediu o tempo inteiro o voto para ficar na Fazenda porque ela disse que voltaria para resolver as coisas com o Gui. O telespectador achou que veria essa situação que até agora não aconteceu.
Terra: Você disse que estava lá para mostrar quem era o João. Conseguiu fazer isso ou adotou uma personagem como tática de jogo?
João Kleber: O tempo inteiro eu fui o João. Quem acompanhou A Fazenda de ponta a ponta viu que me emocionei várias vezes, senti várias vezes, o dia em que o Compadre Washington passou mal eu fiquei triste, eu fiquei chateado com algumas coisas. Eu fui o João. Fui a pessoa e não o artista.
Terra: Por quem você está torcendo para vencer o programa?
João Kleber: Torço para o Dinei ou para a Joana ganhar.
Terra: E quem você acha que já deveria ter saído do confinamento?
João Kleber: Eu acho que, pelo o que aconteceu, o Gui. Acho que ele não jogou limpo comigo, eu fui para a Roça porque ele criou aquela situação com o meu grupo. Depois vi algumas imagens que não gostei. E também pelo o que ele fez com a Joana, não foi digno.
Terra: Tem alguém com quem você não queira manter contato depois que o programa acabar?
João Kleber: Não cheguei neste nível de raiva. Conviver é uma coisa, ter contato é outra. Posso falar "oi, como vai", mas vou ter amizade com poucos. Quero manter amizade com o Dinei, Thiago, que é um bom menino, com a Joana, não preciso dizer o porquê, a Valesca, o Compadre Washington e o Marlon, que também é uma pessoa fantástica.
Terra: Se decepcionou com alguém depois que saiu e viu as imagens do confinamento?
João Kleber: Ao ver as imagens, vi que a Taciane foi contar para a Renata lá dentro que eu estava conversando sobre ter sido ela quem tinha achado o chinelo da Monique. Ela foi infernizar lá, ao ver as imagens está bem explícito. A Taciane também fez algumas outras coisas que eu não gostei.
Terra: Naquela sua briga com a Taciane por causa das escovas de dente, você disse que tinha uma Ferrari e depois explicou que só tinha usado este modelo de carro como exemplo. Afinal, que carro você tem?
João Kleber: Sobre coisas pessoais, materiais e financeiras eu não falo.
Terra: Você achou que a sua paixão pela Joana virou motivo de chacota entre os peões de A Fazenda e até mesmo pela própria personal trainer?
João Kleber: Pela Joana não. No início ela não levou a sério. No final, quem assistir a conversa que eu tive com ela vai ver que não. Os peões primeiro levaram na gozação. No final, principalmente o Marlon, a Valesca e a Raquel, não. Desde o início houve uma brincadeira, mas no dia em que eu me despedi ela foi muito carinhosa, dormiu até com a minha echarpe.
Terra: E você acha correto falar que está apaixonado por uma mulher em rede nacional sendo que ela é compromissada?
João Kleber: Não vejo problema nenhum. Eu não conheço o namorado dela. Qual o problema de eu dizer que gosto de uma pessoa? Isso não é imoral. Isso é ter coragem e ser uma pessoa sincera. Pior se eu fosse covarde e tivesse esse sentimento enrustido. Pelo contrário, eu tenho orgulho de dizer o que eu sinto por uma pessoa que tem um compromisso com uma pessoa pública. Pior se eu fosse uma pessoa falsa. Seria desagradável se eu conhecesse a pessoa, mas eu não conheço.
Terra: Você pretende continuar no Brasil ou vai voltar para Portugal?
João Kleber: Eu tenho compromissos em Portugal, mas pretendo voltar ao Brasil. Por enquanto vou ficar entre os dois países.
Terra: Tem vontade de voltar a trabalhar como apresentador no Brasil?
João Kleber: Lógico. O Brasil é o meu País. Quando eu saí do ar, o programa estava em primeiro lugar. Então lógico que eu tenho um público que me prestigia, até pela votação que eu tive.
Terra: Acha que a imagem que foi associada a você por causa do seu antigo programa e o fato de ser o responsável pela Rede TV! ter sido tirada do ar por um dia poderá atrapalhar a sua volta à televisão brasileira?
João Kleber: Eu nem quero mais falar sobre esse assunto. Quem ler o processo vai ver que o meu nome não era nem citado. Aí já é um problema da emissora de televisão. Não foi o João Kleber que tirou a Rede TV! do ar por um dia. E a minha imagem não pode atrapalhar em nada a minha volta, pelo contrário. As pessoas ainda me param muito na rua para saber por que eu não estou no ar. Não tenho a intenção de voltar a fazer o Teste de Fidelidade aqui, quero fazer outro programa.
Terra: Os casais ganhavam algum cachê para participar do Teste de Fidelidade?
João Kleber: Eram todos casais reais. Mas se eles ganhavam cachê você tem que perguntar para a emissora de televisão, para a produção do programa, não para mim.