O que significa quando uma pessoa interrompe constantemente uma conversa, segundo a psicologia
É irritante e dificulta a comunicação, mas existem alguns motivos pelos quais há pessoas que sempre nos interrompem para falar elas mesmas.
Todos conhecemos alguém com esse perfil. Uma pessoa que interrompe em um grupo de amigos, que fala quando estamos contando algo e que, independentemente do contexto, sempre corta a conversa para expor seu ponto de vista - ou pior, para mudar de assunto de forma brusca.
Todos queremos nos sentir ouvidos, mas quando isso não acontece, a relação pode começar a se desgastar. As interrupções constantes por parte da mesma pessoa soam como uma falta de respeito aos nossos pensamentos, geram sensação de invasão do espaço pessoal e a impossibilidade de concluir a ideia sobre a qual estávamos falando prejudica o processo comunicativo.
Segundo Maria Venetis, professora associada de Comunicação na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, isso pode soar degradante e condescendente, chegando a nos irritar "porque insinua que minhas ideias ou minha participação não são válidas".
Tantas interrupções podem ser tão irritantes que, segundo uma pesquisa de Susan RoAne - autora e palestrante conhecida como a "A Especialista em Socialização" - para seu livro "What Do I Say Next", trata-se de um dos três principais fatores que encerram uma conversa.
Os motivos pelos quais uma pessoa interrompe vão além de ser apenas impertinente ou narcisista. Tampouco significa necessariamente que esteja entediada. Segundo a psicologia, por trás desses "interrompedores crônicos" existem diferentes fatores que vão desde traços de personalidade até transtornos psicológicos e até diferenças culturais.
1. É um padrão apr...
Matérias relacionadas
O que significa falar muito no diminutivo, segundo a psicologia?
Que significa, segundo a psicologia, usar principalmente roupas pretas?