O cantor de metal que conquistou uma medalha nas Olimpíadas de Inverno 2026
Líder de banda de groove metal pegou bronze pela primeira vez após cinco tentativas olímpicas
As Olimpíadas de Inverno 2026 estão acontecendo em Milão e Cortina d'Ampezzo, Itália, e já temos uma situação inusitada: um vocalista de banda de metal entre os medalhistas. Aos 36 anos, o italiano conquistou bronze no sábado, 7, após competir em cinco edições dos Jogos Olímpicos sem nunca ter subido ao pódio. Quando não está competindo, ele lidera a Rise of Voltage, banda de groove metal que já lançou dois álbuns de estúdio. E quando não está performando, está esquiando.
A carreira dupla entre esporte de alto rendimento e música pesada pode parecer incomum, mas para ele faz todo sentido: "É realmente diferente estar no palco com a banda. Não é fácil ficar uma hora no palco gritando. Para mim, é mais fácil e não fico tão nervoso quando faço corrida de esqui, porque sei o que tenho que fazer".
Estamos falando de Dominik Paris, esquiador alpino italiano que conquistou medalha de bronze no downhill (descida) dos Jogos Olímpicos 2026 em casa, competindo na pista Stelvio em Cortina d'Ampezzo. Aos 36 anos, Paris tornou-se o segundo atleta mais velho de todos os tempos a medalhar no esporte, finalmente após participar de cinco edições sem sucesso. O companheiro de equipe Giovanni Franzoni ficou com a prata, enquanto Franjo von Allmen da Suíça levou o ouro. "É uma montanha bonita e difícil. É ótimo ter essa torcida de casa aqui", disse Paris ao Midland Reporter Telegram.
Ao longo da carreira, Paris venceu 24 corridas da Copa do Mundo e até o campeonato mundial de super-G em 2019, estabelecendo-se como um dos maiores esquiadores alpinos italianos da história. Mas o sucesso olímpico escapava dele consistentemente até este fim de semana. "Tive uma carreira boa até agora. Ter esse sucesso nesta pista significa muito. A Copa do Mundo é diferente. As Olimpíadas são realmente especiais — você nunca sabe o que vai acontecer. Tentei tanto nos outros Jogos Olímpicos quando estava em boa forma e era jovem e tinha poder", refletiu.
Quando desce das montanhas nevadas, Dominik Paris sobe nos palcos como frontman da Rise of Voltage, banda de groove metal formada em 2017 ao lado do irmão guitarrista Lukas Paris, do baixista Frank Pichler e do baterista Florian Schwienbacher. O grupo lançou o álbum de estreia Time em 2018 com o single-título, seguido por Escape em 2024 — trabalho mais técnico e pesado que a estreia. "A paixão começou muito cedo, aos 14 anos. É apenas paixão e montamos a banda e tentamos fazer alguns shows no verão", contou Paris à ESPN Originals sobre a origem musical.
https://www.youtube.com/watch?v=vzBmqDhM1z4&pp=ygUPcmlzZSBvZiB2b2x0YWdl
Questionado sobre qual habilidade é mais forte, Paris foi honesto e carismático: "Com certeza sou esquiador melhor, mas se você gosta de metal, não sou tão ruim".