Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rush irá se reunir para turnê em 2026, com baterista alemã

Membros originais da banda, Geddy Lee e Alex Lifeson viajarão a América do Norte ao lado de Anika Nilles

6 out 2025 - 21h06
Compartilhar
Exibir comentários
Alex Lifeson, Neil Peart e Geddy Lee na apresentação final do Rush, em 2015
Alex Lifeson, Neil Peart e Geddy Lee na apresentação final do Rush, em 2015
Foto: @Rush via Instagram/Reprodução / Estadão

Uma das bandas mais influentes do rock mundial, o Rush anunciou que voltará a se apresentar ao vivo em turnê pela América do Norte em 2026. Em evento realizado no Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland, nos Estados Unidos, Geddy Lee e Alex Lifeson anunciaram a Fifty Something Tour, que acontecerá de junho a setembro do ano que vem. A dupla será acompanhada pela baterista e produtora alemã Anika Nilles, que terá a missão de assumir o posto de Neil Peart, morto em 2020.

Durante a coletiva de imprensa em Cleveland, Lee afirmou que a decisão de voltar a tocar juntos sem Peart, que além de baterista era também letrista e compositor do Rush, foi muito difícil, mas que pareceu certa após alguns encontros para tocar com Lifeson.

View this post on Instagram

A post shared by Rush (@rush)

"Estávamos rindo tanto e nos divertindo muito e foi quase como se tocar [músicas do Rush] dissipasse as nuvens escuras", contou o baixista e vocalista.

A família de Peart, representada pela viúva Carrie Nuttall-Peart e sua filha, Olivia, deu sua bênção oficial à turnê em comunicado. "Estamos felizes de apoiar a Fifty Something Tour, que celebra uma banda cuja música atingiu e inspirou fãs por gerações, e que honra o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista", diz a publicação. "Com a banda entrando neste novo capítulo, que promete ser algo inesquecível. Estamos animadas para ver essa nova visão se desdobrar e para ouvir essas músicas lendárias sendo tocadas ao vivo mais uma vez."

Lee conheceu Nilles, nova baterista da turnê, através de um amigo em comum. Os membros restantes do Rush levaram a nova integrante ao Canadá para uma conversa e uma sessão de ensaios e o trio se encaixou. Além da alemã, o grupo agora procura também por um tecladista.

Baterista alemã Anika Nilles sairá em turnê com o Rush em 2026, substituindo Neil Peart
Baterista alemã Anika Nilles sairá em turnê com o Rush em 2026, substituindo Neil Peart
Foto: Marius Mischke/@anika.nilles via Instagram/Reprodução / Estadão

"A ideia não é tentar ser um Rush 2.0", afirmou Lee. "Queremos prestar homenagem à nossa música, ao nosso irmão perdido [Peart], representar e celebrar nossas canções."

De acordo com os músicos, o plano da banda é preparar "35 ou 36 músicas", de modo a levar um setlist diferente para cada uma das cidades da turnê. Segundo Lee, a ideia é fazer shows de "pelo menos duas horas" por noite.

Por fim, Lee soltou a seguinte declaração para a imprensa, reproduzida pela Variety:

"Faz mais de 10 anos desde que Alex e eu tocamos a música do Rush ao lado de nosso colega de banda e amigo morto Neil. Uma vida de músicas que colocamos nossas almas e corações na escrita, gravação e tocando ao vivo nos palcos. Assim, após tudo o que aconteceu desde o último show, Alex e eu nos questionamos seriamente e chegamos à conclusão de que sentimos falta para c***lho disso e que está na hora de celebrarmos os 50 e poucos anos de música do Rush. Por isso, em 2026, meu melhor amigo Lerxst (também conhecido como Alex Lifeson) e eu botaremos o pé na estrada novamente para prestar tributo ao nosso passado e a Neil tocando uma vasta seleção de músicas do Rush em algumas cidades. Não é uma tarefa fácil, pois Neil é insubstituível.

"Mas a vida é cheia de surpresas e fomos apresentados a outra pessoa impressionante; uma baterista e música que está adicionando outro capítulo à nossa história enquanto continua sua própria jornada musical. Seu nome é Anika Nilles e não poderíamos estar mais felizes de apresentá-la à nossa leal e dedicada fanbase do Rush, que, nós sabemos, à dará todas as chances de viver à altura desse legado quase impossível. Antes de subir aos palcos, esperamos ainda adicionar mais um ou dois músicos para expandir nosso som um pouco e libertar Alex e eu para que possamos mostrar nossos novos passos de dança impressionantes. Lerxst, Anika e eu, junto de nossa equipe de anos estamos trabalhando duro ensaiando e desenhando o tipo de show do Rush que vocês cresceram acostumados a ver de nós. Esperamos que vocês venham e nos ajudem a celebrar nossa história juntos."

A última apresentação ao vivo do Rush aconteceu em 2015. Desde a morte de Peart, em 2020, Lee e Lifeson se reuniram nos palcos esporadicamente, incluindo no show tributo a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, em 2022. Os músicos também diversificaram as carreiras, com Lifeson gravando músicas com a banda Envy of None e Lee escrevendo livros.

Confira as datas e locais dos shows do Rush, que passarão por México, Estados Unidos e Canadá:

  • 7 de junho, Kia Forum, Los Angeles, EUA
  • 9 de junho, Kia Forum, Los Angeles, EUA
  • 18 de junho, Palacio de los Deportes, Cidade do México, México
  • 24 de junho, Dickies Arena, Fort Worth, EUA
  • 26 de junho, Dickies Arena, Fort Worth, EUA
  • 16 de julho, United Center, Chicago, EUA
  • 18 de julho, United Center, Chicago, EUA
  • 28 de julho, Madison Square Garden, New York, EUA
  • 30 de julho, Madison Square Garden, New York, EUA
  • 7 de agosto, Scotiabank Arena, Toronto, Canadá
  • 9 de agosto, Scotiabank Arena, Toronto, Canadá
  • 17 de setembro, Rocket Arena, Cleveland, EUA
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade