PUBLICIDADE

Projeto para jovens do Festival João Rock completa um ano

'Rock das Mangueiras' promove aulas de música e dança para crianças e adolescentes em Ribeirão Preto

25 mai 2018 - 18h13
(atualizado em 6/6/2018 às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rock das Mangueiras, ação social com aulas de música e dança para crianças e adolescentes, completou um ano neste mês. Idealizado e mantido pelo Festival João Rock, o projeto acontece na Casa das Mangueiras, local que recebe crianças e jovens em situação vulnerável em Ribeirão Preto. A cidade é a sede do famoso evento musical, que este ano ocorre no dia 9 de junho e terá shows de importantes bandas e artistas, como Skank, Criolo e Gabriel O Pensador, com transmissão ao vivo do Terra.

Alunos têm aula violão no projeto Rock das Mangueiras
Alunos têm aula violão no projeto Rock das Mangueiras
Foto: Divulgação

"Acreditamos que por meio da música e da dança esses jovens ganham autoconfiança, se divertem e também conhecem seus talentos, que poderiam estar adormecidos”, explica Luit Marques, organizador do Festival e um dos idealizadores do Rock das Mangueiras, que envolve cerca 90 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos de idade. “Nosso maior desejo é que a música realmente transforme a vida deles, porque o poder que a arte tem é esse, trazer sonho, autoestima e até mesmo renda para nossas vidas".

A coordenadora da Casa das Mangueiras, Maria de Lourdes da Silva, recorda que no início do projeto os professores precisaram despertar a confiança e criar um vínculo com os jovens. Com a sequência de aulas, desenvolveram uma maior sensibilidade musical e aprenderam movimentos e expressões corporais em danças urbanas. Ela conta que as aulas de violão, instrumento bastante popular, eram umas das mais esperadas. “Eles conseguiram desenvolver o talento e puderam tocar as músicas que mais gostam”.

Com seis meses de aulas, os jovens tiveram a oportunidade de realizar uma apresentação para os familiares em um palco construído pela produção do João Rock. Depois de tocar e cantar, os jovens receberam brinquedos como carrinhos de rolimã, aviões e penteadeiras, todos feitos com material reciclado da cenografia usada no João Rock 2017.

"Foi um dia muito marcante. Montamos um 'mini João Rock' na Casa das Mangueiras. Ao final, um dos nossos educadores entregou os presentes vestido de Papai Noel", contou Maria de Lourdes.

Jovens se apresentam aos familiares em palco montado pela produção do João Rock
Jovens se apresentam aos familiares em palco montado pela produção do João Rock
Foto: Divulgação

Festival João Rock

O Festival acontecerá no Parque Permanente de Exposições em três palcos: João Rock, Brasil e Fortalecendo a Cena. O primeiro receberá os shows de Skank, Supercombo, Gabriel O Pensador, Pitty, Criolo, Planet Hemp, Raimundos, Cordel do Fogo Encantado e Natiruts. O segundo fará uma homenagem aos 50 anos de Tropicália com apresentação de Os Mutantes e Tom Zé, além dos projetos Refavela 40 (com Gilberto Gil, Moreno Veloso, Anelis Assumpção, Chiara Civello, Bem Gil e Mestrinho) e Ofertório (com Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso). Já o terceiro palco contará com os shows de Kilotones, Rael e convidados (Froid, Sinara, Francisco El Hombre e Dônica).

Caetano Veloso estará presente no Festival João Rock, que ocorre no dia 9 de junho
Caetano Veloso estará presente no Festival João Rock, que ocorre no dia 9 de junho
Foto: Hercules Rakauskas / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade