Guitarras do Sonic Youth levam público ao delírio no Planeta Terra
- Osmar Portilho
- Direto de São Paulo
Depois da saída do Primal Scream, que tomou conta do palco Sonora Main Stage no Planeta Terra Festival 2009, o Sonic Youth, grupo de Nova York que é considerado "pai do rock alternativo", comandou o público que estava no Playcenter, neste sábado (7).
Na estrada com o elogiado álbum The Eternal, de 2009, o grupo priorizou em seu repertório as novas músicas, como Antenna, Anti-Orgasm e Poison Arrow. Quem esperava os sucessos da banda teve que esperar um pouco, mas não se desapontou.
Com as guitarras distorcidas e pesadas de Lee Ranaldo e Thurston Moore, o público se rendeu aos veteranos. Mesmo os hits que não são clássicos da banda, como é o caso de Calming The Snake, levaram a plateia ao delírio logo no início da apresentação.
Nesta canção, os gritos de Kim Gordon, tocando com uma espécie de arco de violino em seu baixo, encerraram o improviso de forma apoteótica.
Com uma carreira extensa, eles também incluíram sucessos como Hey Joni, do álbum Daydream Nation, de 1988, cantada pelos fãs mais "tradicionais" do Sonic Youth.
O grupo abusou dos improvisos nas novas canções como Leaky Lifeboat e What We Know, que, embora seja do novo disco, foi cantada em coro por boa parte do público que já estava preparado para o repertório novo.
Tocando também um sucesso de Rather Ripped, disco de 2006, o grupo apostou no hit Jams Run Free, que mostra um lado experimental do grupo, mas com menos distorção. Neste ponto, Kim Gordon aproveitou para deixar o baixo no comando de Mark Ibold, ex-integrante da banda Pavement.
Para encerrar, como não podia ser diferente, o grupo levou o público em uma viagem sonora com uma longa jam no final de Death Valley 69. O improviso dos músicos contou com riffs e acordes em progressão até o final explosivo da canção.
Para se despedir, O Sonic Youth elevou o volume ao máximo jogando as guitarras no chão, brincando com pedais e extraindo sonoridades diferenciadas com feedbacks e ruídos.
De saída, o grupo já deixou a dica de retorno ao País garantido após ver mais um público satisfeito. "Nós vemos da próxima vez, obrigado e boa noite", disse o guitarrista Thurston Moore.
Momento Fã
Famoso por ser baixista da banda Pavement, outro grupo cultuado pelo segmento indi, Mark Ibold tem se revezado no Sonic Youth tocando baixo ou guitarra. Nitidamente fã do grupo, em vários momentos da apresentação o músico troca olhares com os integrantes da banda e sorri ao executar hits.