Peter Gabriel vai lançar gradualmente novo álbum 'o/i' seguindo o cronograma de lua cheia de 2026
"As músicas são uma mistura de pensamentos e sentimentos", diz Gabriel. "Tenho pensado sobre o futuro e como podemos responder a ele"
Os fãs de Peter Gabriel suportaram uma espera interminável de duas décadas entre o lançamento de seus dois últimos álbuns de material original, Up (2002) e i/o (2023). Mas eles têm motivos para comemorar hoje porque Gabriel acabou de anunciar que seu novo LP o/i chegará em 2026, e o single de estreia "Been Undone" foi lançado em três de janeiro.
Repetindo o lançamento gradual de i/o, Gabriel vai lançar uma nova música de o/i cada vez que houver lua cheia. A Lua do Lobo cai em três de janeiro junto com o lançamento de "Been Undone", e há uma aproximadamente todo mês até que a Lua Fria apareça no céu noturno em 23 de dezembro. Nesse ponto, o álbum inteiro estará disponível.
"As músicas são uma mistura de pensamentos e sentimentos", diz Gabriel em um comunicado. "Tenho pensado sobre o futuro e como podemos responder a ele. Estamos deslizando para um período de transição sem precedentes, muito provavelmente desencadeado em três ondas: IA, computação quântica e interface cérebro-computador. Os artistas têm o papel de olhar para as névoas e, quando vislumbram algo, erguer um espelho. Estes são meus pedaços irregulares - i/o: o interior tem uma nova saída e o\i: o exterior tem uma nova entrada".
"Não somos, e nunca fomos, os seres exclusivamente autodeterminados e independentes que receberam o comando do mundo", ele continua. "Somos outra coisa, uma parte da natureza, uma parte de tudo, e sentir uma conexão, balançar o corpo e dar e receber um pouco de amor pode nos ajudar a encontrar nosso lugar - e colocar um grande sorriso em nossos rostos. Algumas dessas músicas vão formar parte do projeto cerebral que tenho explorado há vários anos, e algumas simplesmente me fazem feliz. Espero que vocês gostem delas".
Cada música de o/i será acompanhada por uma obra de arte. "Been Undone" está sendo lançada junto com Ciclotrama 156 (Palindrome) da artista paulistana Janaina Mello Landini. "A maneira como ela pega a corda e a move para fora, desenrolando-a, é quase como fractais ou troncos de árvores e se assemelha ao cérebro de certa forma também, então vejo muitos pontos de entrada", diz Gabriel em um comunicado. "Estou encantado que Janaina esteja disposta a participar e fazer parte do processo. Estamos usando uma de suas imagens existentes para este mês para abrir todo o procedimento, mas estou animado porque ela agora vai criar uma peça especialmente para a música. Isso sempre traz um pouco mais de empolgação do meu lado para ver o que vai surgir. Por favor, confiram o trabalho dela".
Mantendo novamente o padrão de i/o, os produtores Mark 'Spike' Stent e Tchad Blake estão criando suas próprias mixagens de cada música em o/i. O trabalho de Stent será mais uma vez chamado de "Bright-Side Mix", enquanto as faixas de Blake são a "Dark-Side Mix".
Em 2023, Gabriel promoveu i/o com uma turnê em arenas pela Europa e América do Norte. O show apresentou quase todas as músicas do álbum misturadas com velhas favoritas como "Solsbury Hill", "Sledgehammer", "Red Rain", "Biko" e "In Your Eyes". Até o momento, Gabriel não fez nenhum anúncio sobre seus planos de turnê para o/i.