Led Zeppelin: 10% do catálogo da banda está a venda
De acordo com informações do Ultimate Classic Rock, o catálogo musical da lendária banda Led Zeppelin está sendo vendida por Helen Grant, filha de Peter Grant, ex-empresário da banda, que anteriormente era detentor de 20% da obra do grupo e deixou 10% para cada um de seus filhos após sua morte em 1995.
A noticia da venda foi publicada pela primeira vez em uma entrevista de Helen Grant para o jornal The Times.
"Seu pai administrou (a obra do) Led Zeppelin e possuía 20% das empresas Zeppelin", confirmou Ian Penman, da New Media Law, empresa responsável pela venda do catálogo da banda, ao Music Business Worldwide. "Portanto, (o acordo) á bastante raro a esse respeito, porque inclui marcas registradas. Inclui o nome. O nome, Led Zeppelin, pertence a uma empresa da qual Helen é co-proprietária".
Na mesma reportagem, Penman acrescentou que Grant "considerou vender os direitos no inicio deste ano" e que recebeu "várias ofertas e extremo interesse de alguns dos maiores nomes do ramo".
Não se sabe o valor exato do catálogo musical do Led Zeppelin atualmente, mas é observado que, em 2016, um processo judicial envolvendo violação dos direitos autorais do clássico Stairway to Heaven, revelou que a receita total do catálogo era de US$ 58,5 milhões.
Os membros do Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones não estão envolvidos nas negociações de Helen Grant.