Lady Gaga é processada por suposto plágio em arte do novo álbum, Mayhem
Cantora foi acionada na Justiça americana por uma companhia de roupas de surfe, que alega roubo de propriedade intelectual sobre a arte
Lady Gaga se viu no alvo de um processo judicial por conta da arte de seu novo álbum, Mayhem, lançado no início de março. A marca de roupas de surfe Lost International entrou na Justiça sob a justificativa de que teve o logo plagiado pela cantora.
A ação, divulgada inicialmente pelo portal TMZ, dá conta de que a empresa afirma ter os direitos sobre a iconografia e o termo usados nas artes de divulgação do álbum mais recente de Lady Gaga.
A Lost justifica que utiliza o termo 'mayhem' (caos, em português) estilizada em suas peças há mais de uma década e que o logo foi plagiado não somente nas artes do álbum, mas também em mercadorias da nova turnê da cantora.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Por fim, a empresa alega que tentou contato com a equipe da cantora para alertar sobre a similaridade, mas não obteve resposta e então optou pelo processo judicial.
Eles pedem à Justiça que Lady Gaga deixe de usar o logotipo e exigem indenização, incluindo os lucros obtidos pela revenda de mercadorias com a marca. Veja, abaixo, a comparação:
Orin Snyder, advogado da cantora, afirmou ao portal que o processo é uma 'perda de tempo': "Desaponta, mas não surpreende, que alguém esteja tentando capitalizar com o sucesso dela".
"Um processo sem qualquer base legal sobre a marca. Não há nada mais oportunista e que abuse do sistema legal que isso", disse Orin.
Mayhem, sexto álbum de Lady Gaga, foi lançado no dia 7 de março e foi bem aceito pela crítica, estreando no primeiro lugar das paradas dos Estados Unidos. O sucesso foi antecipado pelo lançamento do single Disease, em outubro de 2024. A cantora estreia a turnê do novo disco em 16 de julho, em Las Vegas, nos EUA.