PUBLICIDADE

Jair Rodrigues e Jairzinho lançam projetos: "família unida"

Pai e filho lançam novos projetos - um disco duplo de sambas e DVD comemorativo - e comemoram integração entre família e música

19 mar 2014 - 13h17
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Jair Rodrigues lança disco duplo com sambas; Jairzinho registrou apresentação para comemorar 30 anos de carreira
Jair Rodrigues lança disco duplo com sambas; Jairzinho registrou apresentação para comemorar 30 anos de carreira
Foto: Site Oficial / Divulgação

De um lado um álbum duplo com sambas clássicos. Do outro um DVD e blu-ray celebrando uma carreira que começou há 30 anos ainda na infância. Samba Mesmo e 30 são projetos lançados por Jair Rodrigues e Jair Oliveira, respectivamente, que vivem carreiras distintas, mas que se confundem "em casa". "É uma família que trabalha unida", disse o cantor, 75 anos, ao Terra.

Em Samba Mesmo, a ideia é bem simples: resgatar grandes canções do gênero que Jair ainda não havia gravado. O título foi ideia do filho. "Ele me falou que tudo que ele me trazia eu respondia: 'esse é samba mesmo'". O disco duplo tem 26 canções - sendo três inéditas - com composições de Noel Rosa, Vicente Celestino, Tom Jobim, Waldick Soriano, etc.

Para o cantor, o processo de resgatar as canções foi natural. "A procura não foi tanta. Eu ouço o tempo todo", afirmou. A lamentação de Jair, por outro lado, veio pela falta de possibilidade de gravar algo com nomes da nova geração.

"Eu vejo essa rapaziada na televisão, mas infelizmente as letras e melodias não são consistentes. Não fazem o meu gênero. Eu sou muito ligado nas letras. Tem tanta gente boa, mas fazendo os 'lepo lepo' da vida. Eu não posso entrar nessa. São 55 anos de carreira. A gente não veio pra brincar", explicou. "Já gravei samba, tango, bolero e você não pode de repente brincar com a música popular brasileira. Eu levo isso muito a sério", concluiu.

Para o cantor, que comemora 55 anos de carreira em plena atividade, a indústria da música pode ter parte da culpa neste cenário "vazio". "Talvez não deixem o moleque conversar e já saiam dizendo: é isso que está vendendo. Isso pode derrubar um cara que poderia se tornar um grande artista. Uma música dessas pode derrubar o cara pro resto da vida".

Já Jairzinho, que completou nesta semana 39 anos de idade, o projeto Jair Oliveira 30 celebrou seus trinta anos de carreira, completados em 2011 com uma apresentação especial no Auditório Ibirapuera. O lançamento tem versão em DVD (show) e blu-ray (show e documentário).

No registro, o compositor apresenta o show em diversos formatos, seja tocando acústico ou com banda completa. Em determinado momento, Jairzinho reúne um supergrupo no palco com: Max de Castro, Pedro Mariano e Wilson Simoninha.

Outra convidada da gravação é a cantora Simony, parceira no grupo Balão Mágico, que lançou Jairzinho ainda criança na carreira musical. Questionado sobre a decisão de incluir este trecho de sua história no especial, o cantor é direto.

"Eu acho importante. O trabalho que realizei quando criança, eu não encarava como trabalho. A música sempre tem um lado lúdico. Hoje em dia tem plano de carreira e tudo, naquela época eu não tinha essa noção. Meus pais me ajudaram muito com isso. Eles tiveram esse cuidado de ir até onde a gente estava se envolvendo com a paixão", afirmou.

Para Jairzinho, a qualidade musical da produção da época também era alta qualidade. "O Balão Mágico eu não tenho nenhum motivo para me envergonhar e me esconder dessa época. Tenho motivo só para me orgulhar. Nas músicas do Balão você consegue identificar músicos incríveis e arranjadores sensacionais. Foi sempre um trabalho bem feito e nada apelativo. Tive a chance de trabalhar com grandes nomes da música brasileira. Sempre foi muito gratificante", disse.

Como não poderia ser diferente, Jair Rodrigues também tem parte vital no show. Jairzinho abre a apresentação com Disparada, canção importante na carreira do pai. Na música seguinte, Io e Te, a dupla faz um dueto emocionante. "É gratificante poder trabalhar com meu pai, não porque sou filho, mas porque sou fã. Tem o carinho familiar, mas também tem o respeito profissional", explicou.

Lançamento - Samba Mesmo

Quando: 05 de abril de 2014

Onde: Auditório Ibirapuera - São Paulo

Preço: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/musica/infograficos/quiz-guitarras-famosas/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/musica/infograficos/quiz-guitarras-famosas/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade