Jack Johnson leva clima de casa na praia ao iTunes Festival, em Londres
No dia do lançamento do seu novo álbum, From Here to Now, na segunda-feira (16), o californiano Jack Johnson, 38 anos, subiu ao palco da Roundhouse, em Camden Town, Londres, para apresentar algumas de suas novas músicas. Entretanto, assim como ocorreu na semana passada na apresentação de Elton John no evento, para a felicidade dos fãs o show foi repleto de sucessos.
O show durou uma hora e meia e mostrou um Jack Johnson relaxado como de costume. Onze anos após o sucesso do seu primeiro álbum, o músico mostrou que o sucesso não subiu à cabeça. Entre uma canção e outra, ele brincava com piadas de sua família - da qual parece ser extremamente orgulhoso. Da pista, o público pedia por hits e algumas brasileiras presentes no local gritavam "lindo, lindo", levando um tom mais tropical à apresentação.
A intimidade da pequena casa de shows Roundhouse - com lotação para apenas 5 mil pessoas- foi cenário perfeito para o aconchego das melodias do cantor. Era como se o show ocorresse na varanda de sua casa, com convidados bebendo entre amigos do intimista violão. Porém, as ensolaradas praias do Havaí, onde vive, deram lugar à alternativa e cinzenta Camden Town, no centro da capital britânica.
No palco, holofotes com luzes amarelas tentavam emular o ambiente intimista. Os músicos bebiam de canecas entre uma música e outra e mostravam preocupação com o cantor nos intervalos, perguntando coisas do tipo: "você gostou desse arranjo?" ou "se divertiu com esta?". Sobre o cantor, um enorme lustre reforçava essa sensação de casa.
Jack vestiu camisa azul casual e jeans que o faziam aparentar estar bem longe de seus quase 40 anos. Entre os clássicos apresentados, Bubble Toes, Taylor e Banana Pancakes.
Para executar as novidades, o músico trocou o violão pela guitarra e, com Radiate, mudou um pouco o clima de luau do show. Um convidado fez rap em Staple It Together - arranjo um tanto incomum, mas que deixou a plateia agitada - e, mantendo o clima de intimidade, Johson esqueceu a letra de Banana Pancakes e fez brincadeiras com um dos músicos da banda, que tocava sanfona - certamente um toque interessante para um hit da surf music.
Para fechar a noite, o músico cantou sozinho Gone, a nova Ones and Zeros - "uma das músicas mais depressivas que você já ouviu", classificou - e um mix de Angel e Better Together. Se a plateia não dormiu até o final devido o estado de relaxamento pós-Jack Johnson, era hora de retomar a energia e criar coragem para enfrentar a chuva que caía em Londres. Pouco sacrifício depois de uma apresentação que realmente valeu a pena conferir.