PUBLICIDADE

George Brown, baterista da banda funk Kool and the Gang, morre aos 74 anos

17 nov 2023 - 18h36
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Kool and the Gang / Pipoca Moderna

Fundador da famosa banda funk Kool and the Gang, o baterista George Brown morreu de câncer no pulmão em sua casa, em Los Angeles, nesta quinta-feira (16/11), aos 74 anos. A informação foi divulgada pela sua gravadora, a Universal Music.

Conhecido na banda pelo apelido de "Funky", Brown foi um dos sete amigos de escola de Jersey City, Nova Jersey, que se uniram em 1964 como um grupo instrumental de jazz e soul, que se autodenomina Jazziacs. Outros membros incluíam Robert "Kool" Bell no baixo, o irmão Ronald Bell nos teclados e Charles Smith na guitarra.

A banda passou por várias mudanças de nome, incluindo New Dimensions, Soul Town Band e Kool & the Flames antes de se decidir por Kool & the Gang, que a tornaria mundialmente famosa. Eles assinaram com a De-Lite Records e lançaram um primeiro álbum totalmente instrumental em 1970.

O sucesso veio três anos depois, quando começaram a misturar jazz e funk, incluindo seus primeiros vocais na faixa "Jungle Boogie", que virou hit e um funk bastante influente para as gerações posteriores, da era do acid jazz. Eles repetiram a dose em 1974, com "Hollywood Swinging", e após uma entressafra em busca de sua identidade musical, voltaram 100% funk em 1979 com "Ladies Night", um de seus maiores sucessos, só superado pelo hit de 1980 "Celebration". Outras faixas conhecidas da banda incluem "Funky Stuff", "Get Down on It", "Fresh", "Cherish" e "Too Hot".

A batida característica do baterista nas primeiras gravações de Kool & the Gang foi fortemente sampleada por artistas como Beastie Boys, Jay-Z, Madonna, Janet Jackson, Cypress Hill, P. Diddy e The Killers. Ele se dizia "totalmente honrado" com a frequência com que sua música era reutilizada por artistas das novas gerações.

Quando solicitado a descrever seu estilo musical, Brown - que lançou um livro de memórias este ano intitulado "Too Hot: Kool & the Gang and Me" - costumava responder: "É o som da felicidade".

Lembre abaixo alguns dos maiores sucessos de Kool and the Gang

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade