Em provável despedida, Sonic Youth faz show morno no SWU
- Osmar Portilho
- Direto de Paulínia
Com o anúncio da separação de Kim Gordon e Thurston Moore, o próprio Sonic Youth disse em seu site oficial que o futuro da banda é "incerto". E foi nesse clima que os nova-iorquinos se apresentaram neste domingo (14), na noite de encerramento do SWU, em Paulínia.
"Boa noite, nós somos o Sonic Youth, de Nova York", disse Moore em uma das poucas vezes que foi ao microfone. "É um grande prazer estar aqui e espero vê-los novamente em breve", concluiu. Resta saber se a afirmação do guitarrista realmente aponta para o futuro do quarteto ou foi somente uma fala burocrática de shows.
De qualquer forma, o Sonic Youth entregou em seu repertório o que os fãs queriam: sucessos dos anos 90 e alguns improvisos. O clima "estranho" do show se deu em razão desses altos e baixos na apresentação.
Conhecidos por seus sets cheios de ruídos, barulhos e solos dissonantes, o Sonic Youth oscilou entre momentos empolgantes e bons, mas também passeou por jams exaustivas e que soaram como "obrigação" na apresentação.
O setlist do Sonic Youth reuniu canções como Calming the Snake, Cross the Breeze, Drunken, Flower, Sugar Kane e Teenage Riot.
SWU - segunda edição de casa nova
Pioneiro no Brasil no formato festival + acampamento, o SWU ganha sua segunda edição. Em 2011, o evento acontece na cidade Paulinía, interior de São Paulo (125 km da capital), entre os dias 12 e 14 de novembro. O primeiro SWU aconteceu em outubro, na cidade de Itu, e reuniu nomes como Rage Against the Machine, Queens of the Stone Age, Kings of Leon e Linkin Park.
Assim como foi em 2010, o SWU se dividirá em quatro setores: dois palcos principais - Consciência e Energia, o New Stage e a Tenda Eletrônica. No sábado, subiram aos palcos montados no Parque Brasil 500 nomes como Damian Marley, Snoop Dogg, Kanye West e Black Eyed Peas. Entre os representantes brasileiros estiveram Emicida, Marcelo D2 e Copacabana Club.
O domingo foi marcado por uma miscelânea musical. Os palcos principais tiveram Zé Ramalho, Ultraje a Rigor, Tedeschi Trucks Band, Chris Cornell, Duran Duran, Peter Gabriel e Lynyrd Skynyrd. No New Stage, o destaque foi para os brasileiros do Sabonetes e o grupo !!!. Quem também tocou por lá foi o Modest Mouse e a veterana e polêmica Courtney Love com o Hole.
Nesta segunda-feira (14), o dia de encerramento do SWU promete ser memorável para os fãs do rock dos anos 90. Nos palcos principais se revezerão grupos como Sonic Youth, Primus, Stone Temple Pilots , Alice In Chains e Faith No More. Para os fãs do metal, o Megadeth também marcará presença. No New Stage vale ficar atento ao trio Ash, da Irlanda do Norte e ao grupo experimental canadense Crystal Castles. A banda de pop rock Simple Plan encerra as atividades do palco.