Arctic Monkeys lança música inédita com apoio a ONG
Primeiro lançamento da banda desde 2022 marca o início de um novo projeto beneficente da ONG para ajudar crianças em zonas de conflito
O Arctic Monkeys quebra um hiato de quase quatro anos nesta quinta-feira, 22, com o lançamento de uma música inédita. O anúncio foi confirmado pela War Child Records, braço fonográfico da ONG internacional que trabalha na proteção e educação de crianças afetadas por guerras.
A faixa, que ainda não teve seu título revelado, será disponibilizada às 12h (horário de Brasília). Este é o primeiro material novo da banda de Sheffield desde o álbum The Car, lançado em outubro de 2022. Os rumores sobre o retorno ganharam força no início do mês, quando o baterista Matt Helders e o produtor de longa data James Ford compartilharam publicações da instituição nas redes sociais.
Um breve teaser divulgado pela War Child mostra imagens cinematográficas de uma criança correndo em direção ao mar, acompanhadas por uma sonoridade instrumental tranquila e levemente distorcida, que remete à estética recente do grupo liderado por Alex Turner.
A história do War Child Records
Em 1995, a War Child Records lançou seu primeiro álbum beneficente, Help, masterizado por Brian Eno. O trabalho surpreendeu o público ao reunir os ícones da música britânica Oasis e Blur pela primeira e única vez, além de contar com participações de Radiohead, Orbital, Portishead e outros.
O projeto conseguiu levantar mais de £ 1.25 milhão em fundos para crianças envolvidas no conflito da Bósnia, e foi seguido por álbuns similares, como 1 Love (2002), Hope (2003), Help!: A Day in the Life (2005) e Heroes (2009). Em 2020, Help ganhou uma nova edição, marcando sua estreia nas plataformas de streaming, e, em outubro de 2025, foi relançado mais uma vez em formato de vinil.
Nesta época, alguns artistas se pronunciaram sobre o legado do disco e a importância dos esforços da War Child. "Já se passaram 30 anos desde o auge da década de 1990 e, em meio à nostalgia por tudo relacionado ao Britpop, é importante lembrar que o mais importante que surgiu daquele período foi o álbum 'Help'", disse Sice, do The Boo Radleys (via NME).
Além de lançar vários álbuns beneficentes ao longo dos anos, a War Child também organiza uma semana anual de apresentações ao vivo para arrecadar fundos, e fãs tem a oportunidade de assistir a shows de grandes nomes da música em locais intimistas. Os ingressos são geralmente vendidos por meio de sorteios, e artistas como Kasabian, Muse, Aurora, Florence + The Machine e Coldplay já marcaram presença anteriormente.
FONTE: NME