PUBLICIDADE

Caetano Veloso lança releitura de clássico francês para trilha sonora de documentário

A nova versão de "La Mer", de Charles Trenet, faz parte da trilha sonora do documentário francês "Une Famille", de Christine Angot

23 fev 2024 - 22h44
(atualizado em 26/2/2024 às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Caetano Veloso / Pipoca Moderna

Caetano Veloso lançou nesta sexta-feira (23/2) uma nova versão de "La Mer", maior sucesso de Charles Trenet (1913-2001). A gravação, em voz e violão, faz parte da trilha sonora de "Une Famille" , documentário da escritora e diretora francesa Christine Angot.

"La Mer" foi lançada em 1945 pelo cantor Roland Gerbeau e, em pouco tempo, tornou-se um sucesso mundial. Trenet também é conhecido por "Douce France", que virou hino da Resistência durante a ocupação nazista de Paris.

Caetano Veloso relembra relação com a música

Caetano ouviu a canção pela primeira vez na infância, em Santo Amaro da Purificação. Mas foi Guilherme Araújo, falecido empresário de Caetano, quem mais pediu para ele cantar "La Mer". "Eu gostava imensamente dele. Prometia aprender direito a canção e cantar numa próxima temporada. Sempre adiando. Quando ele morreu, senti. Numa apresentação em Paris, cantei 'La Mer' em homenagem póstuma a ele", contou Caetano ao jornal O Globo.

A escritora Christine Angot estava na plateia quando Caetano cantou "La Mer" em Paris. "Acho que ficou tão comovida quanto eu, já que, ao concluir um filme sobre sua própria vida, me pediu que gravasse a música como o fiz há anos em Paris: sozinho ao violão e em andamento ultra lento. Assim gravei", relata Caetano.

Exibido no Festival de Berlim, "Une Famille" estreia em 20 de março na França.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade