Museu do Louvre reabre parcialmente, mas funcionários votam para estender greve
O museu do Louvre, em Paris, foi parcialmente reaberto nesta quarta-feira, apesar de seus funcionários terem votado por unanimidade para estender a greve iniciada na segunda-feira por salários e condições de trabalho.
A reabertura parcial significa que os visitantes poderão ver as obras-primas do museu, incluindo a Mona Lisa e a escultura Vitória Alada de Samotrácia, informou o Louvre.
A greve vem na esteira de um espetacular roubo de joias em outubro, bem como problemas recentes de infraestrutura, incluindo um vazamento de água que danificou livros antigos, que expuseram falhas de segurança gritantes e revelaram o estado de deterioração do museu.
Quase 9 milhões de pessoas visitaram o museu em 2023, ou cerca de 30.000 visitantes por dia.
Os sindicatos disseram que a equipe do Louvre está sobrecarregada e mal administrada, e estão pedindo mais contratações, aumentos salariais e um redirecionamento dos gastos.
A diretora do Louvre, Laurence des Cars, que tem enfrentado intensas críticas desde que ladrões, em outubro, roubaram as joias da coroa no valor de 88 milhões de euros (US$103,14 milhões), responderia a perguntas do Senado francês na tarde de quarta-feira.