Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mocidade Independente explica Rita Lee como padroeira após polêmica no Carnaval do Rio

Mocidade Independente de Padre Miguel perdeu alguns décimos de nota em enredo e usou entrevista da cantora à Rolling Stone Brasil para justificar o termo

19 fev 2026 - 19h53
Compartilhar
Exibir comentários

A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel se manifestou nas redes sociais após a divulgação das justificativas das notas do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. A escola perdeu décimos no quesito enredo por associar Rita Lee ao título de "padroeira" — ponto que gerou debate entre torcedores e a agremiação.

Mocidade Independente explica Rita Lee como padroeira após polêmica no Carnaval do Rio (Wagner Meier/Getty Images)
Mocidade Independente explica Rita Lee como padroeira após polêmica no Carnaval do Rio (Wagner Meier/Getty Images)
Foto: Rolling Stone Brasil

Segundo as justificativas tornadas públicas pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), uma das juradas entendeu que o uso do termo poderia descaracterizar o recorte libertário proposto pelo enredo. Por esse motivo, a escola recebeu 9,6 no quesito, com a retirada de quatro décimos.

Nas redes sociais, a Mocidade rebateu o argumento. Em publicação oficial, afirmou que o termo não apenas dialoga com a proposta do desfile como era adotado pela própria artista. "Ela só esqueceu de ler que a própria Rita Lee se chamava assim", escreveu a escola, fazendo referência a matéria da Rolling Stone Brasil. Confira a seguir:

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Mocidade Independente (@mocidadeoficial)

"Padroeira da liberdade"

Com o enredo "Rita Lee, a padroeira da liberdade", a verde e branco da Zona Oeste homenageou a cantora, que morreu em 2023, aos 75 anos. Embora fosse amplamente conhecida como "Rainha do Rock", a artista declarou à Rolling Stone Brasil que considerava o rótulo cafona e preferia outro título.

"Gosto mais de ser chamada de 'padroeira da liberdade' do que 'rainha do rock', que acho um tanto cafona", afirmou em entrevista à revista. Rita Lee foi capa da Rolling Stone Brasil em duas ocasiões — em dezembro de 2007 e em novembro de 2022 — reforçando sua relevância histórica e cultural na música brasileira.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

No resultado final, a Mocidade somou 267,4 pontos, ficando à frente apenas da Acadêmicos de Niterói, que totalizou 264,6 e foi rebaixada para a Série Ouro.

Rolling Stone x Bad Bunny

PRÉ-VENDA! O artista mais ouvido no Spotify e vencedor do álbum internacional do ano segundo a Rolling Stone Brasil, Bad Bunny estreia nos palcos nacionais com a sua "Debí Tirar Más Fotos World Tour".

Criamos um dossiê sobre a carreira de Benito Antonio Martinez Ocasio, artista que aponta suas bandeiras para a unificação da América em música, atitude e vibe. Nesta edição especial impressa, a lista das 50 melhores canções do porto-riquenho, entrevista exclusiva histórica, análises do Halftime Show do Super Bowl e das apresentações em São Paulo.

"A única coisa mais poderosa que o ódio é o amor", nos ensino Benito.

View this post on Instagram

A post shared by Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade