Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maradona: Sete profissionais de saúde serão julgados pela morte do jogador

Processo judicial analisa possível negligência no atendimento ao ex-craque argentino

10 mar 2025 - 06h53
Compartilhar
Exibir comentários
Diego Maradona: as músicas que foram feitas em sua homenagem
Diego Maradona: as músicas que foram feitas em sua homenagem
Foto: The Music Journal

Quase cinco anos após a morte de Diego Maradona, a Justiça argentina dará início ao julgamento de sete profissionais de saúde acusados de negligência no tratamento do ex-jogador.

O processo será conduzido no subúrbio de San Isidro, em Buenos Aires, e está previsto para durar cerca de quatro meses.

A investigação que levou à acusação dos médicos e enfermeiros concluiu que Maradona recebeu um tratamento domiciliar inadequado durante sua recuperação de uma cirurgia cerebral, realizada semanas antes de seu falecimento.

Segundo o Ministério Público, os profissionais envolvidos podem enfrentar penas de oito a 25 anos de prisão, caso sejam considerados culpados.

Entre os acusados estão o neurocirurgião Leopoldo Luque, a psiquiatra Agustina Cosachov, o psicólogo Carlos Diaz, a coordenadora médica Nancy Forlini, o coordenador de enfermagem Mariano Perroni, o médico Pedro Pablo Di Spagna e o enfermeiro Ricardo Almirón.

Todos eles são investigados por suposta negligência e omissão de socorro. Uma oitava profissional, a enfermeira Gisela Dahiana Madrid, terá seu caso analisado separadamente em julho.

Os promotores sustentam que o ex-craque argentino foi deixado sem suporte médico adequado, vivendo um "período prolongado e agonizante" antes de sofrer um ataque cardíaco fatal. Um dos enfermeiros afirmou às autoridades que notou sinais de alerta, mas recebeu ordens para não acordá-lo.

O falecimento de Maradona e a investigação

Diego Maradona faleceu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, em uma residência alugada na região metropolitana de Buenos Aires. O ex-jogador estava em recuperação após passar por uma cirurgia para retirada de um hematoma subdural. De acordo com o laudo médico, a causa da morte foi um ataque cardíaco.

O falecimento do maior ídolo do futebol argentino gerou enorme comoção no país, com milhares de torcedores comparecendo à Casa Rosada, sede do governo argentino, para prestar as últimas homenagens ao ex-jogador.

Em 2021, um painel de especialistas convocado pelo Ministério Público concluiu que Maradona teria tido maiores chances de sobrevivência caso tivesse recebido tratamento em um hospital adequado. Agora, a Justiça irá determinar se houve negligência por parte dos profissionais de saúde envolvidos e se eles deverão ser responsabilizados legalmente pela morte do icônico camisa 10 da seleção argentina.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade