Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Tenho me sentido a própria indiana", afirma Juliana Paes

18 jan 2009 - 07h19
Compartilhar

Uma profusão de cores quentes, culinária exótica, formas milenares, muita ostentação, devoção, mistérios e uma religiosidade à flor da pele.

Foto: Luiza Dantas / Carta Z. Notícias / TV Press
Caminho das Índias

, novela das nove que estréia no próximo dia 19 na Globo, é uma história essencialmente sensorial.

» Veja a foto ampliada
» Veja fotos dos personagens

A contrastante cultura indiana é apresentada com todas as suas tradições pela autora Glória Perez, que enfoca os costumes locais através do amor proibido entre Maya e Bahuan, de Juliana Paes e Márcio Garcia. "Tenho me sentido a própria indiana. Sou fisicamente parecida com elas. Nas gravações, me perguntavam se eu era indiana. Entrei muito nesse universo, nesta cultura tão rica", anima-se Juliana Paes.

Ambos indianos, Maya trabalha numa central de telemarketing e se apaixona perdidamente por Bahuan, um empresário de uma multinacional americana que volta à Índia à pedido de seu mestre e pai de criação, Shankar, vivido por Lima Duarte. No entanto, Maya não sabe que Bahuan é um intocável, ou seja, segundo os costumes do país, uma pessoa impura e condenada a viver à margem da sociedade.

No entanto, seu pai adotivo, Shankar, é um brâmane, designação dada à casta mais alta, que são as pessoas mais aceitas na sociedade hindu. "Essa saga pelo amor proibido entre os dois mostra um envolvimento romântico, sonhador, já que não há beijos nos namoros", explica Márcio Garcia.

Contornada por tradições quase sempre exóticas para os hábitos ocidentais, a trama pretende abordar os costumes e religiões desnudando todos os contrastes culturais. Foram gravadas cenas em cidades indianas, como Jaipur e Agra, entre palácios, templos e o estranho trânsito local, onde trafegam simultaneamente pessoas, carros, bicicletas, motos e até camelos e elefantes.

"Isso foi complexo, tivemos de equacionar as cenas diante dessa livre circulação. Não podíamos fechar ruas. Fizemos as gravações com a falta de silêncio e a dificuldade de concentração", ressalta o diretor Marcos Schechtman.

Para continuar as gravações neste mergulho entre mundos tão distintos, foram construídas três cidades cenográficas no Projac para ambientar os núcleos. A maior delas mostrará cenários do Rajastão, onde ficam as fachadas das casas dos clãs indianos da novela, como a família Ananda, encabeçada por Opash, de Tony Ramos, a casa dos Meetha, que é a família da Maya, e a casa de Shankar, de Lima Duarte.

Nas outras cidades, foram recriados parte do Rio Ganges - que faz parte dos sete rios sagrados pelos indianos que descem a cordilheira dos Himalaias - e o bairro da Lapa, no Rio, onde se passa o principal núcleo cômico da história. "O humor permeia toda a história. Vou mesclar a boemia do Rio democrático e colorido com a ostentação de Dubai e a complexa cultura indiana", ressalta Glória Perez.

Todo o luxo de Dubai - nos Emirados Árabes Unidos - na história é o primeiro dos cenários para a ganância de Yvone, de Letícia Sabatella. A vilã que não comete assassinatos, mas arquiteta planos mirabolantes para se dar bem à custa da infelicidade alheia, se envolve com o empresário Raul, de Alexandre Borges, marido de sua amiga de infância Silvia, vivida por Débora Bloch. "Ela é uma psicopata. Um lobo em pele de cordeiro. Minha primeira personagem com desvio de caráter", define Letícia.

Além da psicose, a autora como sempre também lança mais uma campanha social com a novela. Tarso, personagem de Bruno Gagliasso, é um jovem reprimido pelas cobranças profissionais pelo pai Ramiro, de Humberto Martins.

Diante das pressões, desenvolve uma doença mental, passa por tratamentos tradicionais até ser acolhido pelo método da Dra. Nise da Silveira, renomada psiquiatra. Este será o gancho da história para a autora apresentar artistas e profissionais com doenças mentais e divulgar estas pessoas que ainda vivem à margem da sociedade. "Eles são os nossos intocáveis. São esquecidos, vistos como incapazes, varridos para debaixo do tapete", salienta a autora.

Trunfos tecnológicos

Os efeitos especiais são um dos maiores atrativos de Caminhos das Índias. Tanto que a trama dirigida por Marcos Schechtman traz uma novidade bastante conhecida no cinema e que ainda não havia sido utilizada em novelas. É o "back projection", um recurso que projeta imagens num telão com a sensação de movimento, o que permite gravar cenas que seriam externas dentro dos estúdios, como passeios de carro, por exemplo.

"As interferências são discretas, o que traz mais veracidade às cenas", valoriza Wilson Aquino, que comanda a equipe de efeitos especiais da trama.

Já na cidade cenográfica da Lapa, no Rio, a equipe de efeitos visuais, comandada por Toni Cid, será utilizado o recurso "back lot", uma espécie de "chroma key" com mais profundidade, que permite mostrar a projeção de imagens dos Arcos da Lapa, por exemplo, por trás da cidade cenográfica. "Gravamos diversas imagens do bairro em várias horas do dia, que serão inseridas ao longo das cenas no fundo da cidade cenográfica", explica Toni.

Quem é Quem - Caminho das Índias

Núcleo Indiano: É composto por três famílias que irão se envolver ao longo da trama. Os intocáveis não podem viver junto da sociedade de castas, e isso causará problemas entre Maya e Bahuan.

Núcleo da família Meetha:

Maya (Juliana Paes) - Jovem pertencente a uma família tradicional da casta dos comerciantes, que trabalha em uma agência de telemarketing no Rajastão. Espera ansiosa pelo seu pretendente que será escolhido por seus pais. Conhece Bahuan e se apaixona perdidamente.
Manu (Osmar Prado) - Marido de Kochi e pai de Maya e Komal. É muito rigoroso no cumprimento dos costumes indianos. É severo com os filhos e faz sucesso como vendedor.

Kochi (Nívea Maria) - Mulher de Kochi e mãe de Maya e Komal, vive uma vida feliz no seu casamento. Mesmo com a astúcia de Manu, Koshi sempre conseguiu independência para fazer o que queria.

Komal (Ricardo Tozzi) - Filho do casal Meetha e irmão de Maya, é o prometido a Rani. Ajuda seu pai nos negócios da família.

Rani (Brendha Haddad) - Mulher de Komal, vai morar com a família do marido, de acordo com os costumes locais. Sofre bastante no início do seu casamento. Mas, ainda assim, crê que o amor virá com o tempo.

Deva (Cacau Melo) - Trabalha na mesma empresa de Maya, e é a melhor amiga da jovem. Vive em busca de anúncios de casamentos no jornal. Quando publica o seu, Radesh acaba encontrando-a.

Bahuan e Shankar:

Bahuan (Márcio Garcia) - É um intocável, considerado impuro pelos hindus. Ao perder seus pais, passa a ser criado por Shankar. Se forma nos Estados Unidos, onde mora. Atende ao pedido de Shankar para voltar à Índia e conhece Maya, com quem vive um grande amor.

Shankar (Lima Duarte) - É um brâmane, designação dada à uma das castas mais altas na Índia. É mentor de Bahuan. Seguidor do hinduísmo, ele se desliga do seu lado material ao longo da novela, mesmo tendo sido muito bem-sucedido em seus negócios.

A família Ananda:

Raj (Rodrigo Lombardi) - É o escolhido para casar-se com Maya. Sofre, pois está namorando a brasileira Duda. Estudou na Inglaterra e gosta de jogar pólo.

Opash (Tony Ramos) - Pai dos filhos Raj, Amitav e Ravi. É casado com Indira. Muito religioso e tradicional, defende o sistema de castas com unhas e dentes. Tem uma loja de tecidos, onde Raj o ajuda.

Indira (Eliane Giardini) - Mulher muito dedicada de Opash, sofre com sua sogra Laksmi, que vive pressionando-a. Ela acaba descontando em suas noras, exigindo que elas sejam esposas perfeitas.

Amitav (Danton Mello) - É o primogênito da família Ananda. Casado com Suria, é muito ligado às tradições indianas. Trabalha na loja de tecidos da família, e é contra a idéia de modernizá-la.

Suria (Cléo Pires) - Mulher de Amitav, é a nora que Indira mais confia. Tenta sempre agradar, se mostrando como uma mulher perfeita, mas não consegue ter um filho homem, o que lhe daria privilégios.

Anusha (Karina Ferrari) - Filha do casal Amitav e Suria, é muito esperta e dança bem.

Shanti (Carolina Oliveira) - Filha mais nova de Opash e Indira, está sendo educada pela mãe para que aprenda todas as tradições antes de se casar.

Ravi (Caio Blat) - É o caçula dos irmãos e gosta de jogar cricket. Irá se casar com Camila, uma brasileira.

Laksmi (Laura Cardoso) - Mãe de Opash , gosta de criticar a nora Indira e assustar os mais jovens da família, fazendo ameaças com os antigos costumes religiosos.

Karan (Flávio Migliaccio) - É um velho provocador que é contra o sistema de castas e adora contar histórias sobre os deuses hindus.

Empregados dos Ananda:

Ramu (Marcio Vito) - É um intocável, casado com Puja, que se esforça para dar estudo ao seu filho Hari.

Puja (Jandira Martini) - Casada com Ramu, tem uma personalidade bem diferente de seu marido. É sonhadora e luta para que os intocáveis sejam aceitos na sociedade indiana, causando polêmica nos lugares onde trabalha.

Hari (Cadu Paschoal) - Único filho de Ramu e Puja, sofre muito com o preconceito por ser um intocável.

Durga (Paula Pereira) - Mulher de Gopal. Trabalha como doméstica na casa de Indira e acaba se tornando sua amiga.

Gopal (André Gonçalves) - Casado com Durga, ele é motorista em Dubai. Ao longo da trama, voltará à Índia para se juntar aos empregados da família Ananda.

Núcleo dos Brâmanes: Da casta mais alta, vieram da boca do - deus Brahma, segundo os hindus.

Pandit (José de Abreu) - É um sacerdote que auxilia as famílias nos seus problemas. É favorável às tradições, diferente de Shankar.

Nayana (Cláudia Lira) - Esposa de Pandit, participa sempre de cultos religiosos e é uma ótima cantora.

Núcleo Brasileiro: Abordará os problemas de duas famílias: Cadore e Motta. Divórcios e problemas com filhos adolescentes serão retratados.

A família Cadore:

Sr. Cadore (Elias Gleizer) - Pai de Raul e Ramiro, é aposentado e deixa sua empresa para os filhos, mas fica triste, pois os dois não o querem por perto. Quando os problemas de Ramiro vierem à tona, se mostrará sábio para colocar ordem em tudo.

Raul (Alexandre Borges) - Filho do Sr. Cadore e casado com Silvia, ele administra com o irmão a empresa Cadore. Terá um envolvimento com Yvone, amiga de sua mulher, que passará um tempo na casa deles.

Silvia (Débora Bloch) - Uma mulher bondosa e sincera. Perde o chão quando é traída pelo marido. Tem de se readaptar ao novo estilo de vida, o que não agrada sua filha Júlia.

Júlia (Vitória Frate) - Jovem muito alegre que vai ver o seu mundo desabar quando seus pais, Raul e Silvia, se separarem.

Ramiro (Humberto Martins) - Marido de Melissa, gosta do poder e exige muito dos seus filhos, Tarso e Inês. Contribui para o desenvolvimento da doença mental de Tarso.

Melissa (Christiane Torloni) - Mulher de Ramiro, é vaidosa ao extremo. Vai destratar a filha Inês por ela não ser bonita como a mãe.

Inês (Maria Maya) - Filha de Ramiro e Melissa, é muito difícil de lidar. Gosta de ser diferente e usa muitos piercings.

Tarso (Bruno Gagliasso) - Sofre pressões da mãe por ser bonito, e do pai por querer que ele se torne um grande empresário. Possui muitos dotes artísticos, mas ficará retraído com tantas cobranças. Desenvolve uma doença mental ao logo da novela.

Tônia (Marjorie Estiano) - Irmã de Murilo e futura namorada de Tarso, apóia o rapaz no tratamento de sua doença. Estuda Medicina.

Murilo (Caco Ciocler) - Morre de ciúmes de sua irmã Tônia, colocando defeitos em todos os seus namorados. É um conquistador, que sai com várias mulheres ao mesmo tempo. Viverá um romance com Chiara.

Yvone (Letícia Sabatella) - Uma psicopata que passará por cima de todos para conquistar seus objetivos. Vai destruir o casamento de sua amiga Silvia, ao se relacionar com Raul, seu marido.

Dario (Vitor Fasano) - Advogado da empresa Cardore, adquiriu confiança de Ramiro ao longo dos anos.

Gabi (Ana Furtado) - Executiva de sucesso, será convidada para descobrir onde está o dinheiro desviado da empresa Cardore. Se envolve com Murilo no decorrer da história.

Valquíria (Rosane Gofman) - Secretária da empresa Cardore, é apaixonada por Ramiro. Tem uma segunda vida virtual, com um "avatar" num programa de computador como o Second Life onde busca emoções que não possui na vida real.

Aída (Totia Meirelles) - Ex-mulher de Cesar Motta, tem duas filhas, Camilla e Leinha. É psicóloga e fã do psiquiatra Castanho.

Camilla (Ísis Valverde) - Filha de Aída e Cesar, conhece virtualmente Ravi, e se casa com ele, contrariando toda a família.

Leinha (Júlia Almeida) - Irmã de Camilla, não gosta da sua madrasta Ilana e é louca por cinema.

Família Motta:

Ilana (Ana Beatriz Nogueira) - Segunda mulher de César, vive para o dinheiro. Começa a administrar um centro estético com a amiga Chiara.

César (Antonio Calloni) - Casado com Ilana e ex-marido de Aída, sempre dá um jeito para resolver seus problemas, mas morre de medo de ter alguma doença grave.

Zeca (Duda Nagle) - Filho de Ilana e Cesar, é um inconseqüente. Os pais sempre acobertam os seus erros. É um dos piores alunos da escola.

Chiara (Vera Fisher) - Mulher que vive uma busca incessante pelo amor, mas cometendo diversos erros ao longo desse caminho. Se envolve com Murilo e abre um centro de estética com Ilana.

Duda (Tânia Khalil) - Vai fazer de tudo para que o seu namoro com Raj dê certo, sem saber que ele está prometido em casamento para Maya.

Dayse (Betty Gofman) - Mulher muito carente, vai acreditar que achou a chave da vida ao conhecer o hinduísmo. Cairá em muitas brincadeiras planejadas pelo indiano Radesh.

Berê (Silvia Buarque) - É professora e mora com Dayse. Não vai gostar quando ela se converter ao Hinduísmo.

Personagens da Lapa: Núcleo mais animado da novela. Confusões com adultério e muita malandragem fazem parte do cenário.

Ashima (Mara Manzan) - Ficou viúva na Índia e veio para o Brasil para abrir um negócio, uma pastelaria freqüentada por todos do bairro. Mãe de Indra, sonha em bancar os estudos do filho fora do Brasil e arrumar um casamento indiano para ele.

Indra (André Arteche) - Mora no Brasil com sua mãe Ashima, mas vive sob os costumes indianos. É motivo de brincadeiras maldosas no colégio onde estuda pelo seu comportamento. Terá um blog, onde retratará todo o seu sofrimento.

Suellen (Juliana Alves) - Jovem animada, que tem um único objetivo na vida: ser uma celebridade. Garçonete na pastelaria de dona Ashima, terá um relacionamento com Dr. Castanho.

Dona Norma (Dira Paes) - Mulher de Abel, é muito barraqueira. Nunca deixa ninguém terminar o que tem para lhe falar.

Seu Abel (Anderson Müller) - É completamente aficionado por sua mulher Norma. Muito querido no bairro onde mora, é um guarda de trânsito que não tolera o desrespeito às leis.

Radesh (Marcius Melhem) - Indiano que tem hábitos e trejeitos cariocas. Na Lapa, bairro onde mora, cobrará por serviços que não sabe prestar. É um verdadeiro malandro.

Núcleo da loucura: Mostra personagens com doenças mentais e suas dificuldades para encontrar os tratamentos necessários.

Dr. Castanho (Stênio Garcia) - Psiquiatra muito humano. Eficiente em seu trabalho e cheio de manias.

Ciça (Aninha Lima) - Terapeuta que ama o que faz, idolatra Dr. Castanho e está sempre ao lado de seus amigos, Murilo e Val.

Cidinha (Eva Todor) - Viúva, trabalha como secretária do Dr. Castanho, atentando sempre para que não tenha nada que o desagrade.

Cema (Neusa Borges) - Sofre com o problema do filho Ademir e está sempre mudando de emprego por sua causa. Foi abandonada pelo marido.

Ademir (Sidney Santiago) - Irmão mais velho de Maico e filho de Cema, é a peça chave da campanha social inserida na novela. Parece um jovem normal, mas não pode deixar de tomar seus remédios.

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra