Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se você quer se tornar mais inteligente, evite essas conversas. Elas estão te prejudicando, segundo especialistas em inteligência emocional

Embora possam parecer conversas de elevador que apenas preenchem o silêncio, elas podem nos impedir de construir relacionamentos profundos.

4 dez 2025 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários
Se você quer se tornar mais inteligente, evite essas conversas. Elas estão te prejudicando, segundo especialistas em inteligência emocional.
Se você quer se tornar mais inteligente, evite essas conversas. Elas estão te prejudicando, segundo especialistas em inteligência emocional.
Foto: Divulgação, Eric McCandless/ABC / Purepeople

Quando o silêncio se instala, você é o tipo de pessoa que tenta preencher o vazio com conversa fiada sobre o tempo? Você se sente desconfortável em estar em um ambiente com alguém - um vizinho, um colega de trabalho ou um amigo - e não encontrar nada além de silêncio entre vocês?

Conversas triviais não contribuem em nada, e são as conversas inteligentes e profundas que permitem construir relacionamentos mais fortes. Pelo menos, é o que afirma Justin Bariso, palestrante, consultor especialista em inteligência emocional e autor do livro "Inteligência Emocional para o Dia a Dia".

"Conversas casuais podem ser prejudiciais à construção de relacionamentos", afirmou ele à revista Inc., acrescentando que "elas são superficiais e não permitem uma conexão real". Portanto, ele propõe ser "a pessoa mais interessante da sala" e, para alcançar isso, como Dale Carnegie afirma em seu livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", para que os outros se interessem pelo que você tem a dizer, primeiro você precisa se interessar por eles.

A maneira de fazer isso começa com a escuta ativa e, em seguida, com perguntas abertas sobre eles. "Se você aspira a ser um bom conversador", aconselhou Carnegie, "seja um ouvinte atento… Lembre-se de que as pessoas com quem você conversa estão cem vezes mais interessadas em si mesmas, em suas necessidades e em seus problemas do que em você e nos seus problemas."

'CONTE-ME MAIS': FRASE PRIMORDIAL PARA APROFUNDAR UMA CONVERSA

Uma maneira perfeita de demonstrar inter...

Veja mais

Matérias relacionadas

Se você consegue dizer essas frases quando está magoado, você tem mais inteligência emocional do que a maioria das pessoas

Se seu filho faz isso, ele tem uma inteligência emocional superior à dos demais, segundo Harvard

Substituir 'desculpa' por essa palavra mais positiva demonstra que você possui inteligência emocional acima da média

Se você conseguir responder corretamente a estas três perguntas, você é mais inteligente do que a maioria das pessoas

Se você quer que seu filho seja feliz, estas 12 regras práticas de parentalidade, elaboradas por um especialista em felicidade, irão te ajudar a alcançar esse objetivo

Purepeople
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade