Robinho tem pena reduzida em Tremembé após ler livros e estudar
Robinho tem pena reduzida em Tremembé após cumprir os requisitos da reeducação; veja
Robinho, que está condenado a nove anos de prisão no Tremembé por estuprar uma mulher em grupo, teve sua pena reduzida após a Justiça reconhecer o bom comportamento do ex-jogador. A decisão foi publicada no Diário de Justiça no dia 28 de outubro, afirmando que o atleta participou de atividades educacionais e de leitura, o que retirou 69 dias de sua pena.
Preso na "cadeia dos famosos", Robinho concluiu 11 cursos entre abril de 2024 e janeiro de 2025, completando 132 horas de atividade educacionais. Ele também frequentou 464 horas de aulas do ensino médio entre julho e dezembro, além de ter lido cinco livros. A remição de pena está prevista no artigo 125 da Lei de Execução Penas e na Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça.
Detido no P2 do presídio, o ex-jogador do Santos já confirmou que não recebe nenhum tratamento exclusivo por ser famoso: "Minha alimentação, o horário que eu durmo. É tudo igual a todos os outros reeducandos. Nunca comi nenhuma comida diferente, nunca tive nenhum tratamento diferente".
E seguiu: "Faço tudo aquilo que os outros reeducandos também têm possibilidade de fazer, que é a oportunidade do trabalho, da leitura de um livro e, de vez em quando, quando queremos jogar um futebol, é liberado quando não tem trabalho no dia de domingo."
A condenação de Robinho
Em 2013, o jogador participou de uma violência sexual coletiva contra uma jovem albanesa em uma boate de Milão. A vítima, segundo as investigações, estava inconsciente por conta do excesso de álcool.
Nove anos depois, em janeiro de 2022, a Justiça italiana bateu o martelo: Robinho e outros cinco homens foram condenados definitivamente pelo crime. Mesmo alegando que a relação teria sido consensual, o tribunal manteve a sentença após analisar todas as provas, selando o destino do ex-craque com uma decisão sem possibilidade de recurso.