Quem foi Abilio Diniz, empresário querido pelos famosos que morreu aos 87 anos?
Referência no varejo brasileiro, Abilio Diniz foi o responsável por transformar o Grupo Pão de Açúcar no maior conglomerado varejista do país. Saiba mais!
O empresário Abilio Diniz morreu neste domingo (18), aos 87 anos. Ele estava internado internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com um quadro de pneumonia, e veio a óbito por conta de insuficiência respiratória.
Abilio é uma das principais referências do país quando o assunto é rede varejista. Filho mais velho do imigrante Valentim Diniz, ele ingressou no mundo dos negócios ainda na juventude, na década de 1940, ao ajudar a família na rotina de uma doceria, com funções que iam da produção das guloseimas às entregas.
Abilio se graduou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1950, mesma década em que foi fundado o primeiro mercado do grupo que, futuramente, se tornaria o principal império do varejo no Brasil: o Pão de Açúcar. Segundo a Forbes, o empresário era dono de uma fortuna de US$ 4,2 bilhões.
Nos últimos anos, Abilio atuou como vice-presidente do conselho de administração da rede Carrefour no Brasil e foi presidente do conselho de administração da Península Participações. O empresário se aventurou, também, como apresentador de TV. Em 2022, estreou o programa "Olhares Brasileiros" na CNN Brasil.
Em 2022, Abilio viveu um grande baque na vida pessoal com a morte precoce do filho, João Paulo Diniz, vítima de um infarto aos 58 anos. Além dos negócios da família, o herdeiro do empresário ficou conhecido pela participação em outras empresas de sucesso, como por exemplo, o Grupo Fasano, de quem ele foi sócio até a segunda metade...
Matérias relacionadas
Morre Zagallo aos 92 anos no Rio. Saiba detalhes.
Influencer Juliana Rocha morre aos 25 anos e abala a web: 'Chorando'. Saiba quem foi a maquiadora