Quem é o Mizael Silva, o humorista “advogado” de Alexandre de Moraes
Paraibano soma quase 4 milhões de seguidores no Instagram e ´conhecido pelas entrevistas bem-humoradas com desconhecidos
O humorista paraibano Mizael Silva, de 27 anos, conhecido nas redes sociais pela personagem “advogado de Alexandre de Moraes”, encontrou-se pessoalmente com o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira. O encontro aconteceu durante o evento “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, realizado na sede da Corte, em Brasília.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com o terno e a gravata típicos da personagem, Mizael se apresentou ao “cliente” ilustre e perguntou se o ministro precisava de seus serviços. Entre risos, Moraes respondeu que sim e que o advogado teria de falar inglês para defendê-lo nos Estados Unidos.
O evento é uma iniciativa do Judiciário de se aproximar do público, e reuniu influenciadores digitais para discutir o papel do Supremo e da Justiça na sociedade e suas relações com a internet. Além de Moraes, também participaram da recepção o ministro Flávio Dino e o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, que posaram para fotos com os convidados. A programação incluiu visita guiada ao tribunal e uma sessão de julgamentos no plenário aberta aos visitantes.
Morador da comunidade do Baleado, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, ele começou a gravar vídeos de humor entre 2017 e 2018. Inicialmente, as participações eram nas produções de amigos para o YouTube. O estilo descontraído e a disposição para abordar desconhecidos renderam seus primeiros conteúdos virais, como a tentativa de entrar com uma moto dentro de um ônibus para protestar contra o preço da gasolina.
O personagem de “advogado de Alexandre de Moraes” surgiu por acaso. Mizael já interpretava advogados em seus vídeos e, em determinado momento, mencionou o nome do ministro do STF. A reação foi imediata: a piada viralizou e dividiu opiniões.
A virada na carreira veio entre 2023 e 2024, quando o humorista consolidou o personagem e passou a trabalhar com o cinegrafista Valdez. Foi nesse período que popularizou bordões como “Da melhor forma” e “Valdez, isso é ao vivo”. Hoje, reúne cerca de 4 milhões de seguidores no Instagram e ampliou o alcance de seus vídeos para todo o país.
Antes da fama, Mizael trabalhou como cobrador de ônibus e em um hipermercado. Criado pelos avós em uma casa simples, ele credita grande parte de suas conquistas ao apoio da família. Com o sucesso nas redes, o humorista reformou o imóvel da avó na comunidade do Baleado e compartilhou o “antes e depois” nas redes, em uma homenagem ao avô já falecido, a quem chamava de “pai”.
“Sei o quanto foi difícil para mainha e papai, a família toda, passar pelo que passaram. Meu avô e minha avó decidiram me criar em meio a tudo. Hoje ele não está mais aqui, mas tudo é pelo senhor também”, escreveu na publicação, que recebeu milhares de mensagens de apoio.
- Se fosse @jairbolsonaro a fazer metade disso, o circo já estaria armado: manchetes em caixa alta, plantões televisivos, cartinhas de “defensores da democracia”, inquéritos abertos, buscas e apreensões, intimidações democráticas, prisões e perseguições amorosas, sendo tudo na… pic.twitter.com/H12SrcCWIa
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) August 13, 2025
A aparição de influenciadores no STF, no entanto, gerou críticas no campo político. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para ironizar o evento. Segundo ele, se fosse seu pai a promover algo semelhante, haveria “manchetes em caixa alta” e “inquéritos abertos na velocidade da luz”. Para o parlamentar, a presença de criadores de conteúdo no Supremo foi tratada pela imprensa como “cooperação institucional” apenas por envolver figuras ligadas ao atual cenário político.