Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual é a doença de Maurício Kubrusly? Jornalista está internado em hospital na Bahia

Aos 80 anos, ele está na UTI do hospital Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na Bahia

17 dez 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Maurício Kubrusly
Maurício Kubrusly
Foto: Reprodução/Instagram

Aos 80 anos, Maurício Kubrusly, jornalista que fez muito sucesso em matérias exibidas no "Fantástico", na TV Globo, está internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital à reportagem, que não divulgou o motivo e informou ainda que a família não autorizou a divulgação do boletim médico.

O repórter foi diagnosticado com demência frontotemporal e vive desde 2018 com a mulher, Beatriz Goulart, e o cachorro, Shiva, no sul da Bahia. Por conta do quadro de saúde, ele não recorda de muitas coisas relacionadas ao passado, incluindo a profissão.

Kubrusly ficou famoso por seu quadro "Me Leva, Brasil", que contava curiosidades culturais e de tradições em várias regiões do país.

Kubrusly deixou a capital de São Paulo para viver na praia e próximo à natureza após ser diagnosticado com Demência Frontotemporal (DFT).

O que é a Demência Frontotemporal?

A Demência Frontotemporal (DFT) é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a linguagem, memória, comportamento e personalidade

Entre os sintomas mais comuns estão:

Alterações de comportamento e personalidade

Dificuldades de linguagem e comunicação

Apatia ou impulsividade

Comprometimento progressivo das funções cognitivas

Com o avanço da doença, o paciente pode perder gradualmente a autonomia.

No caso de Maurício Kubrusly, a DFT afetou principalmente a fala e a comunicação, elementos centrais para sua atuação como jornalista. Por isso, o afastamento das telas ocorreu de forma natural e necessária, priorizando a qualidade de vida e o cuidado com a saúde.

Em homenagem a trajetória do jornalista, a Globo lançou no ano passado o documentário  "Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí", que conta como está a vida dele após o diagnóstico. 

Com o quadro do "Fantástico", exibido durante 16 anos, Kubrusly já visitou mais de 150 cidades e percorreu cerca de 400 mil km por todo o Brasil.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade