Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Operação contra Bolsonaro gera onda de manifestações nas redes sociais

Lideranças do Congresso se dividem nas redes sociais após determinação de Alexandre de Moraes contra o ex-presidente

18 jul 2025 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

A operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agitou as redes sociais nesta sexta-feira, 18, e dividiu a opinião de lideranças políticas no Congresso Nacional. De um lado, aliados de Bolsonaro classificaram a medida como censura e perseguição. Do outro, parlamentares governistas aplaudiram a decisão, defendendo o cumprimento da lei.

Bolsonaro
Bolsonaro
Foto: Reprodução/Instagram / Márcia Piovesan

Logo após a notícia ganhar repercussão, deputados da base bolsonarista se posicionaram no X (antigo Twitter). Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, afirmou que a ação é uma tentativa "desesperada de calar milhões". Já o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição, chamou a operação de "escalada autoritária" e alertou para uma possível ameaça às liberdades civis e ao devido processo legal. A deputada Bia Kicis (PL-DF) também se manifestou, acusando o governo de querer transformar Bolsonaro em presidiário. "Só que Bolsonaro é inocente", declarou.

Nikolas Ferreira (PL-MG), por sua vez, comparou a decisão de hoje à prisão de Lula em 2018 e criticou o uso de medidas como tornozeleira eletrônica. Para ele, o atual cenário comprova uma "democracia relativa" no país.

Enquanto isso, parlamentares da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiaram a operação. José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, afirmou que a ação mostra que "ninguém está acima da lei". Já Lindbergh Farias (PT-RJ) destacou que a imposição da tornozeleira foi um desdobramento de uma representação protocolada por ele, com base em suposto desvio de recursos via Pix para ações golpistas.

Nas redes sociais, os internautas também reagiram com força. O termo "Grande Dia", usado por críticos de Bolsonaro, dominou o topo dos assuntos mais comentados no X. Já apoiadores do ex-presidente impulsionaram a tag "Jair Bolsonaro", que ficou em segundo lugar nos trending topics.

Veja mais:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por g1 (@portalg1)

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade