Morre em SP o artista plástico Wesley Duke Lee, aos 78 anos
O artista plástico paulistano Wesley Duke Lee morreu às 23h do domingo (12), no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a família não quer divulgar a causa da morte do artista, que tinha 78 anos.
Nascido em 1931, Wesley Duke Lee ficou conhecido como um dos fundadores do Grupo Rex, na década de 1960, com artistas como Carlos Fajardo, Nelson Leirner e Geraldo de Barros. Influenciados pela pop art dos anos 60, eles usavam o humor em suas obras e foram os pioneiros brasileiros nos chamados "happenings".
Na década de 80 ele começou a experimentar com a tecnologia em seu trabalho, atuando em parceria com o Centro de Reprodução Xerox, em Nova York, nos EUA. Nesta época, Duke Lee utilizou recursos como fotografias polaroid e fotocópias em suas obras.
Além da pop art, ele se dizia influenciado pelo movimento dadaísta, surgido nos anos 20 na Europa, e pela publicidade. Seus trabalhos foram expostos nas Bienais de Veneza e de Tóquio, entre outras mostras. Uma exposição de suas obras está em cartaz na Pinakotheke Cultural, do Rio de Janeiro (rua São Clemente, 300, Botafogo), até 2 de outubro.
Em nota, o Ministro da Cultura Juca Ferreira lamentou a morte de Wesley Duke Lee. "Sua atitude experimentalista, irreverente e contestadora, base de sua criatividade, foi e é fundamental para o crescimento não só artístico, mas de comportamento de uma sociedade como a nossa", disse o ministro.