Morre aos 84 anos a atriz vencedora do Oscar Patricia Neal
Vencedora de um Oscar por O Indomado (Hud), de 1963, Patricia Neal morreu nesse domingo (8), nos Estados Unidos. Patricia tinha câncer de pulmão e faleceu cercada por sua família em Edgartown, Massachusetts, aos 84 anos.
Patricia Neal, que já era uma premiada atriz da Broadway antes de fazer parte da indústria cinematográfica, ficou conhecida pela interpretação de "Alma" em O Indomado, a governanta da casa de Homer Bannon (Melvyn Douglas), um pai que tem problemas com seu filho egoísta e amoral Hud, vivido por Paul Newman. A atuação lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte, em 1964.
Menos de dois anos após o filme, Patricia Neal, então aos 39 anos, sofreu uma série de acidentes vasculares cerebrais que deixaram sequelas. Sua luta para voltar a andar e a falar foi considerada um exemplo de reabilitação. Pouco tempo depois, Patricia não só retornou ao cinema como também à televisão, sendo indicada a mais um Oscar e três vezes ao Emmy.
Dentre os filmes que fez estão os clássicos O Dia em que a Terra Parou, de 1951, Bonequinha de Luxo, de 1961, A História de Três Estranhos, de 1968, pelo qual foi indicada novamente ao Oscar, além da participação em várias séries de televisão dos Estados Unidos.
Com informações da AP.