Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico reforça importância de Preta Gil em relato sobre bolsa de colostomia: 'Preconceito'

Em entrevista à Contigo!, Dr. Jorge Abissamra Filho fala sobre a importância dos relatos de Preta Gil sobre o uso definitivo de bolsa de colostomia

29 jan 2025 - 12h58
(atualizado em 29/1/2025 às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Especialista explica como bolsa de colostomia pode ajudar em tratamento de Preta Gil
Especialista explica como bolsa de colostomia pode ajudar em tratamento de Preta Gil
Foto: Divulgação / Contigo

Em suas redes sociais, Preta Gil confessou recentemente aos seguidores que está usando uma bolsa de colostomia definitiva. Em dezembro de 2024, a artista passou por uma longa cirurgia, com cerca de 21 horas de duração, para retirar um tumor cancerígeno. Desde então, a filha de Gilberto Gil segue internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em entrevista à Contigo!, Dr. Jorge Abissamra Filho, Chefe da Oncologia Clínica do Hospital Santa Clara, explica a importância da cantora em seu relato sobre o uso da bolsa de colostomia.

"A Preta Gil tem um papel importantíssimo para a desmistificação dos pacientes em uso de colostomia e vencer muitas vezes o preconceito. Muitos desses pacientes se sentem mal pelo uso da bolsa e acabam deixando de ter vida social, o que piora sensivelmente a qualidade de vida deles", confessa.

"No Brasil temos 400 mil pessoas em uso de ostomias e grande parte delas se privam de sair de casa pelo receio da bolsa. Ela tem tido um papel exemplar, de coragem e força e certamente servirá como exemplo para esses pacientes, que passarão a ter uma vida normal com o uso da ostomia, como ela tem mostrado nas redes sociais", acrescenta.

Aos mais de 11 milhões de seguidores no Instagram, Preta Gil tem compartilhado mais detalhes de suas atualizações médicas. O procedimento, que consiste na exteriorização do intestino grosso, através da parede abdominal, para eliminação de gases ou fezes, foi realizado recentemente: "Ela [bolsa] não trata diretamente o câncer, mas muitas vezes é necessário, principalmente nos tumores de intestino ou reto, devido a situações especiais. A principal delas é quando o tumor do reto é muito grande e é necessária a amputação cirúrgica total do reto".

"Sem reto não é possível ligar a alça intestinal diretamente no anus pela perda de controle local, dessa maneira é necessário o uso da colostomia definitiva, como a Preta Gil divulgou nas redes sociais. Nas amputações do reto a colostomia torna-se definitiva e não é possível a reversão mais em momento algum", diz.

Apesar disso, Dr. Jorge Abissamra Filho garante que dificilmente a artista sofrerá com complicações pelo uso de bolsa de colostomia. "A colostomia raras vezes causa infecções, pois a alça intestinal, que já é contaminada pelas fezes habitualmente, é ligada à parede abdominal através de um orifício na pele. E apenas o contato das fezes com a pele, como acontece no anus. Dificilmente causa qualquer complicação. Os cuidados são simples, e necessário apenas a limpeza local quando há evacuação. Se usa um bolsa descartável, como se fosse um saquinho que é aderido a pele e fica ao redor da colostomia. Após a evacuação basta trocar essa bolsa", finaliza.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Preta Gil (@pretagil)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade