Luto no mundo do samba! Famosos lamentam morte de Arlindo Cruz
Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira, 08
Diversas personalidades usaram as redes sociais nesta sexta-feira, 08, para prestar homenagens após a morte de Arlindo Cruz, aos 66 anos. O ator Marcelo Adnet o descreveu como um "gênio" ao comentar sobre sua despedida. O autor Walcyr Carrasco também se pronunciou, afirmando que hoje "o samba chora a partida de um dos seus maiores mestres". Já a cantora Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho — que era próxima de Arlindo — declarou: "Parte hoje a mão que deu forma ao coração do Brasil".
Arlindo ficou conhecido como o "sambista perfeito", título de um de seus sucessos lançados em 2007. Desde 2017, ele enfrentava complicações sérias de saúde após sofrer um AVC, que resultou em várias sequelas e o deixou dependente de cuidados constantes.
Consequências do AVC
Após passar mal em casa no dia 17 de março de 2017, o artista precisou de internação prolongada, que durou cerca de um ano e meio. Desde então, lidava com limitações provocadas pelo acidente vascular cerebral e necessitava de suporte médico contínuo: sua alimentação era feita por gastrostomia (sonda inserida no estômago) e a respiração, mantida por traqueostomia (procedimento que cria uma abertura na traqueia).
O problema de saúde aconteceu quando Arlindo se preparava para viajar a São Paulo para um show. Ao se sentir mal, foi levado para a unidade CER Barra da Tijuca, da rede municipal do Rio, onde recebeu os primeiros cuidados. Ainda inconsciente, teve os sinais vitais estabilizados e foi medicado para controlar a pressão arterial e auxiliar na respiração. Posteriormente, à noite, foi transferido de ambulância para a Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul carioca.
Ver essa foto no Instagram