Especialista analisa dieta flexível de Bella Campos e faz alerta importante: 'Exceções'
Atriz da novela da Globo, Bella Campos, vive uma vida equilibrada, mas médica especialista faz alerta importante sobre dieta flexível
A atriz Bella Campos está entre os principais assuntos da internet. Após assumir seu papel na novela da Globo, Vale Tudo, a jovem de 27 ano conquistou o público não só pela atuação, mas também pelo estilo de vida descontraído. Em entrevistas, ela já contou que não segue nenhuma dieta rigorosa para manter o corpo que tem e não deixa de consumir o que quer. Mas será que essa alimentação livre serve para qualquer pessoa?
Dieta é necessário?
Segundo a médica Maíra Soliani, especiliasta em PhD em Ciências da Cirurgia e referência em saúde metabólica, esse tipo de ideia aparenta ser tranquilo, mas gera diversos problemas que podem atrapalhar o corpo desejado.
"Com uma saúde metabólica intacta, algumas exceções na dieta causam pouco prejuízo. Mas, para quem está lutando contra o acúmulo de gordura, o 'só hoje pode' pode facilmente virar 'todo dia tem', e isso mina os resultados", conta a médica.
A ideia de uma alimentação flexível pode até parecer libertadora, mas é necessário cuidado e atenção. Para a especialista, o perigo não está em abrir uma exceção às vezes e sim quando essas ações começam a se repetir tanto que viram parte da rotina. A Dra. Maíra chama isso de "síndrome do eu mereço", aquele ciclo silencioso de escolhas que parecem inofensivas, mas que, aos poucos, se torna habitual.
"Hoje é a cervejinha porque trabalhei muito. Amanhã é o docinho porque fui à academia. No fim, a base da alimentação continua sendo desregulada".
Qual a estratégia ideal?
O grande desafio, segundo a especialista, está na forma como o "equilíbrio" é interpretado. Muitas vezes, o conceito muda e vira motivo para manter hábitos que deveriam ser pontuais. A ideia de que é possível comer de tudo, em qualquer momento, faz com que pareça que a liberdade alimentar não exige disciplina.
Para ter resultados positivos é necessário que a alimentação seja feita focada em alimentos naturais, ricos em nutrientes, fibras e proteínas. Já as ''besteiras'', em ocasiões específicas. Para a Dra. Maíra, o erro comum é trocar essa lógica, ou seja, comer mal durante a semana e compensar com uma salada depois, achando que isso representa equilíbrio.
O que se vê nas redes sociais é só uma parte da realidade. Quando celebridades como Bella Campos mostram momentos de curtição, é fácil esquecer que esses momentos vêm acompanhados de muita disciplina fora das câmeras. Comparar-se sem considerar essa realidade pode ser perigoso. Ter um estilo de vida leve não significa viver na loucura e especialmente para quem já enfrenta desafios com a saúde metabólica. Flexibilidade alimentar exige responsabilidade.