Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Críticas, ataques e recuos: apresentador do Papo de Segunda se envolve em polêmica com atriz Alice Carvalho

Em resposta a um comentário negativo da atriz sobre um de seus posicionamentos, o apresentador afirmou que ela é 'agressiva' e 'arrogante'

10 dez 2025 - 18h29
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Francisco Bosco e Alice Carvalho
Francisco Bosco e Alice Carvalho
Foto: Reprodução/GNT/Redes sociais / Reprodução/GNT/Redes sociais

O filósofo Francisco Bosco, apresentador do Papo de Segunda (GNT), reagiu a uma crítica feita pela atriz Alice Carvalho e, na sequência, apagou o conteúdo. A controvérsia teve início quando Bosco foi ao Instagram comentar a repercussão de uma entrevista à Veja, publicada com o título "há uma confusão entre a crítica ao machismo e a crítica aos homens". 

O conteúdo saiu dias antes da sequência de casos de feminicídio registrados no país, o que, segundo ele, distorceu a interpretação de suas falas. No vídeo divulgado na terça-feira, 9, o filósofo afirmou: "Quando dei a entrevista, ainda não tinha acontecido a série de terríveis episódios de feminicídio... Manifesto meu mais contundente repúdio", declarou, dizendo ter sido alvo de ataques nas redes logo após a manchete ganhar repercussão.

Entre as mensagens que recebeu, Bosco destacou um comentário da atriz Alice Carvalho, conhecida por sua atuação em Renascer (2024). Segundo o apresentador, o primeiro comentário que encontrou ao abrir o Instagram teria sido o dela, em que disse "só falou bosta". A reação o desagradou.

"Aliás, excelente atriz. Mas que é uma pessoa que, pelo menos no que me diz respeito, é sempre agressiva. Não costuma trabalhar com argumentos", afirmou. Bosco continuou afirmando que ataques contaminam o debate: "Não normalizemos esse tipo de coisa. O debate público se faz com argumentos. Não é para aceitar isso, mesmo que venha do seu grupo".

O apresentador contou ainda que decidiu bloquear a atriz. "Se você quer debater, tenha o mínimo de honestidade de ler o que a pessoa falou, e tenta entender. Só aí, você coloca os seus argumentos. Não se ganha discussão xingando. Isso é uma postura degradante. Já bloqueei a pessoa, como faria com qualquer outra", disse.

Post apagado

No entanto, nesta quarta-feira, 10, Bosco apagou o vídeo em que falava sobre Alice. Ele retornou às redes com um texto, no qual afirmou que daria sua "última palavra" sobre o caso antes de se afastar "por um bom tempo".

No texto, Bosco reiterou que sempre foi solidário às pautas das mulheres e criticou a manchete da entrevista: "A lógica do clickbait prevaleceu e deram uma manchete que foi como jogar um pedaço de carne sangrando em alto mar. Não tenho controle sobre isso". Ele disse também que não costuma ser ofensivo e classificou as críticas que recebeu como desproporcionais.

O filósofo afirmou ainda que virou alvo de um "delito de opinião" e que não pretende ceder a ataques que considera hostis. "O que está acontecendo é da ordem do ódio, da covardia e portanto é vil até do ponto de vista da moral mais elementar. De minha parte, seguirei argumentando, democraticamente". 

Nos comentários, internautas se dividiram. Parte do público apoiou a defesa do apresentador, como o Fábio Porchat, que escreveu "Perfeito posicionamento". Outras pessoas afirmaram que o posicionamento dele estava equivocado e que, em vez de reagir, Bosco deveria ter ouvido mais atentamente as críticas de mulheres. "Bosco, tem muita reação violenta que interdita mesmo o debate. Mas muita gente, muitas mulheres, fizeram críticas sérias, bem fundamentadas. É importante ler e refletir sobre elas", escreveu uma.

"Creio que sua entrevista (a qual inteira, não só a manchete) foi infeliz ao dizer que as mulheres precisam/deveriam enfatizar uma 'agenda mais positiva para os homens' [...] para, mais uma vez, nós reservarmos ao papel ontológico de ensinar, maternar e acolher", explicou outra.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade